Tempo - Tutiempo.net

Após três meses vereadores de arrependem e aprovam projeto que permite reeleição

O GOLPE DA REELEIÇÃO IMITARAM FHC

Os vereadores da Câmara Municipal de Feira de Santana aprovaram, na manhã de quarta-feira (15), na Casa da Cidadania, a proposta de emenda nº 109/2017, que altera o artigo 50 da Lei Orgânica do município permitindo a reeleição da Mesa Diretiva.

A proposta é de autoria do vereador Isaías de Diogo (PPS) que a três meses votou favorável ao projeto que extinguia a reeleição da Mesa Diretiva.

Uma posição que diz muito da personalidade do vereador…

O vereador se arrependeu, com ele mais alguns vereadores reeleitos, além dos neófitos de primeiro mandato. A Emenda foi aprovada em primeira de discussão, na próxima segunda feira (20) entrará em segunda discussão e votação.

De acordo com a redação da proposta, “no primeiro ano de cada Legislatura, a Câmara Municipal, composta pelos membros eleitos na última eleição, reunir-se-á no dia 1º de janeiro, para dar posse aos vereadores, prefeito e vice-prefeito e eleger sua Mesa Diretora para o mandato de dois anos, podendo ser reconduzidos para os mesmos cargos na eleição subsequente para mais um mandato”.

A matéria teve os votos contrários dos vereadores José Carneiro Rocha (PSDB) e Roberto Tourinho (PV) e as abstenções dos edis Eremita Mota (PSDB) e Edvaldo Lima (PP), que prontamente se justificaram. “Essa é uma postura pessoal. O Governo Municipal não tem nenhuma posição sobre essa questão e cada um vota como quiser.

Não tenho nada contra Ronny e ele sabe disso, só não entendi porque ano passado aprovamos aqui um projeto que proíbe a reeleição e três meses depois querem aprovar outro que permite.

Desistiram da proibição? A Casa aprovará, mas não terá meu voto”, garantiu José Carneiro.

Também detentor do voto contrário, o edil Roberto Tourinho afirmou que não concorda com a proposta de reeleição da Mesa Diretiva.

Fez uma volta ao passado, onde elogiou vários ex-presidentes, e revelou que ano passado teve seu nome cogitado por alguns vereadores para concorrer a eleição da Mesa Diretiva como presidente.

“Chegamos a nos reunir  e até montar chapa, mas sempre evitei falar do assunto com a imprensa, desafio se algum membro tem qualquer gravação minha tratando do disso”, revelou.

Com o voto de abstenção, a vereadora Eremita Mota (PSDB) afirmou ser contra a ideia de reeleição da Mesa Diretiva e relatou que ano passado tinha certeza de que o colega Roberto Tourinho disputaria a eleição e queria garantir a ele seu voto.

“Tourinho chegou a ter nove votos. Não sei porque depois cada um tomou um rumo. Mas, quero aqui parabenizar o vereador Ronny, por duas vezes conseguir se eleger presidente da Casa com maioria esmagadora dos votos. Admiro muito sua maneira de conversar com os colegas e obter os votos”, elogiou.

Será que a vereador está pensando bem nessa eficiência, ou existe alguma desconfiança.

Se o vereador não alcançar vôos maiores será que teremos mais um Marcelo Nilo no Legislativo feirense?

Atualmente, a Mesa Diretiva da Casa tem o vereador Reinaldo Miranda, Ronny (PHS) como presidente; Ewerton Carneiro da Costa, Tom (PEN), como 1º vice-presidente; Marcos Lima (PRP) como 2º vice-presidente; Isaías de Diogo (PPS) como 3º vice-presidente; Gerusa Sampaio como 1ª secretária; Luiz Augusto de Jesus, Lulinha (DEM) como 2º secretário e Fabiano Nascimento, Fabiano da Van (PPS) como 3º secretário.

cljorjal com informações da ASCOM

OUTRAS NOTÍCIAS