Tempo - Tutiempo.net

Até o final do ano Prefeitura vai plantar mais de 3.500 árvores na cidade

Plantio de Árvores na Adenil Falcão

A renovação do verde nas avenidas Maria Quitéria e Getúlio Vargas ao longo de 14 anos já alcança mais de 50 por cento

O Departamento de Áreas Verdes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, através do projeto Ponto Verde, realizou este ano o plantio de 1.252 árvores em Feira de Santana.

Entre as áreas que receberam as mudas, estão a Rua Adenil Falcão, avenidas Andaraí e Nóide Cerqueira, Praça do Cruzeiro e o  Parque da Lagoa Radialista Erivaldo Cerqueira.

O Programa conta com a parceria do Grupo MC, que faz a doação das mudas.

Na atual gestão do prefeito José Ronaldo, foram plantadas até agora um total de 4.551 árvores.

A renovação do verde nas avenidas Maria Quitéria e Getúlio Vargas ao longo de 14 anos já alcança mais de 50%.

A partir de uma análise do local a ser beneficiado com o plantio, os técnicos da Prefeitura escolhem as espécies mais adequadas.

Evitando, por exemplo, árvores de raízes agressivas e altura da copa inadequada. Estão sendo mais utilizadas Sibipiruna, Cedro, Pau Ferro, Aroeira, Oiti, Pau Brasil, Flamboyant, Mugumbá, Acácia Negra e Ipê, Pau Viola, Paudalho, Calistemo e Corindiba.

“É preciso entender que, tecnicamente, torna-se necessário distribuir, no mínimo,  15 espécies diferentes. Desta forma, na ocorrência de alguma praga, o problema não compromete as outras árvores da cidade”, explica o chefe do Departamento de Áreas Verdes, Deodato Peixinho.

A programação do Departamento de Áreas Verdes prevê novos plantios a serem concluídos até este mês de setembro, com mais 1.100 árvores.

Entre as áreas que vão receber as mudas estão o Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho, Avenida Centenário, no Bairro SIM, Parque da Lagoa Radialista Erivaldo Cerqueira e a avenida Canal, além de praças.

Deodato Peixinho lembra ainda que as árvores retiradas das áreas onde será implantado o BRT estão sendo transferidas com replantio nos parques da cidade Frei José Monteiro Sobrinho e Erivaldo Cerqueira.

Redação com informações de Deodato Peixinho

OUTRAS NOTÍCIAS