Tempo - Tutiempo.net

Avanços tecnológicos e investimentos marcam os 40 anos do Hospital Clériston Andrade

40 ANOS DE HGCA

Há 40 anos, o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) iniciava sua trajetória de dedicação à saúde da população de Feira de Santana.

A data foi comemorada nesta quinta-feira (14), em cerimônia realizada na unidade, que contou com a presença da secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, do secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Angelo Almeida, além do superintendente de Atenção Integral à Saúde da Sesab, Karlos Figueredo, e membros da diretoria da unidade.

Na ocasião, Roberta Santana destacou a importância do HGCA, que é a maior unidade hospitalar pública do interior da Bahia, atendendo a Macrorregião Centro Leste com 126 municípios. Em 2023, conforme lembrou ela, a instituição alcançou números impressionantes, com mais de 214 mil procedimentos realizados.

“Durante essas quatro décadas, o HGCA destacou-se não apenas como a maior unidade hospitalar pública do interior baiano, mas, também, como um exemplo de dedicação e inovação no cuidado com a saúde. Os avanços tecnológicos que marcaram a trajetória do Clériston são notáveis.

A adoção do Sistema AGHUse, o investimento em equipamentos de ponta no Centro de Bioimagem e os procedimentos inovadores realizados aqui, como a cirurgia para remoção de tumor cerebral com o paciente acordado, são testemunhos de um hospital que está sempre na vanguarda da medicina”, disse Roberta, destacando, ainda, o reconhecimento internacional, exemplificado pelo Prêmio Angels Diamante, “que reflete o comprometimento do HGCA com a excelência em assistência à saúde, especialmente no tratamento de AVC [acidente vascular cerebral].

Isso demonstra não só a qualidade do atendimento prestado, mas o respeito e o cuidado que temos com cada paciente”.

Essa combinação de tecnologia e conhecimento científico resultou em avanços significativos no tratamento de doenças, tornando o HGCA pioneiro em diversas cirurgias e procedimentos, como a cirurgia para remoção de tumor cerebral com o paciente acordado, a primeira angiografia intraoperatória da Bahia e a primeira cirurgia de colangioscopia com litotripsia do Sistema Único de Saúde (SUS) na Bahia.

“Como gestora, eu sei da importância do ensino, pesquisa e do atendimento de excelência. Então, quando penso numa instituição tão respeitada, inclusive internacionalmente – o Prêmio Diamonds assim nos diz – penso no respeito ao paciente e na importância do HGCA ao SUS”, afirmou a diretora-geral do hospital, Cristiana França.

O Centro de Hemorragia Digestiva do Interior (CHDI) da unidade também tem se destacado. No local, os profissionais utilizam técnicas inovadoras e equipamentos tecnológicos avançados para tratamentos de doenças gastrointestinais.

Os exames endoscópicos que são realizados no CHDI/HGCA no acompanhamento, detecção precoce, tratamento e até mesmo na cura de pacientes com cânceres do aparelho digestivo estão na vanguarda do que existe de mais moderno nesta área.

Nesse contexto, os avanços tecnológicos têm desempenhado um papel importante, permitindo um diagnóstico mais preciso e eficiente das lesões.

O uso de aparelhos com imagens em 3D e tecnologia de IA (Inteligência Artificial) no diagnóstico de lesões pré-malignas no cólon do reto possuem a capacidade de aproximar e ampliar imagens, permitindo a visualização de detalhes da vascularização que antes não eram visíveis.

Em 2023, o CHDI realizou 3.179 procedimentos, um aumento de 439%, quando comparado ao mesmo período do ano passado.

Atualmente com 331 leitos, o Clériston Andrade vai seguir avançando na assistência, com a entrega, em breve, de mais 84 leitos, como explicou a secretária Roberta Santana.

“Vamos ter o prazer de voltar ao Clériston com nosso governador Jerônimo para entregar mais esses leitos, que vão qualificar, ainda mais, a assistência prestada aos baianos de toda a região de Feira de Santana.

Esse é o compromisso do nosso governo, vamos seguir trabalhando para garantir saúde de qualidade para essa unidade que é referência em cuidado” afirmou.

com informações da Sesab

OUTRAS NOTÍCIAS