Tempo - Tutiempo.net

Cargos desarticula eleição de Beto Tourinho e Pablo à presidência do Legislativo feirense

vereador Roberto Tourinho

Até a noite de quarta feira (16), existia a possibilidade real do grupo de oposição à candidatura do vereador José Carneiro, conseguir sair vitorioso.

Não com o nome do vereador Roberto Tourinho, e sim com o nome do vereador Pablo Roberto.

Com dez vereadores mais a candidatura de Pablo, a eleição estaria garantida com 11 votos, existindo ainda a possibilidade de mais um nome se desgarrar de José Carneiro, consolidando a eleição por 12 a 9.

Na manhã de quinta feira (17), outra quadro se apresentava.

Nomes como Luís da Feira, João Bililiu e outro, apresentavam sinais de incerteza no apoio a Tourinho ou Pablo.

Segundo observadores políticos e os próprios vereadores comentavam que os cargos no município pertencentes ao saudoso vereador, em número de 633, conforme comentários e suposta lista em poder de ex-assessores de Ronny. Seriam arma de troca para eleger José Carneiro.

Esses cargos estariam sendo oferecidos aos vereadores que resolvessem apoiar a candidatura de José Carneiro a presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana.

O vereador Luís da Feira informou que estava sendo ameaçado, até para sua genitora telefonaram.

O vereador Tom também fez o comentário que diversos pastores da sua base eleitoral foram pressionados.

Mesmo com José Carneiro afirmando que o prefeito não estaria se envolvendo nessa eleição, vereadores provaram o contrário, com reuniões as escondidas e oferta de cargos, os quais só seriam confirmados com a nomeação do prefeito, segundo afirmação de alguns edis que apoiavam o vereador Roberto Tourinho.

Em vida o vereador Ronny sempre foi uma pedra no sapato de José Ronaldo, depois de morto deixou uma pedreira.

Nem os problemas de oposição ao BRT causaram tanta contrariedade política a José Ronaldo como está sendo essa eleição na Câmara Municipal de Feira de Santana.

Mesmo sendo mais vitória de Ronaldo.

No entanto ainda é muito cedo para dizer que tudo volta a normalidade política depois da eleição, na base do executivo.

As arestas foram solidificadas. Se antes eram contornáveis, agora não se pode dizer a mesma coisa.

Mas como sempre quem tem a caneta tem tudo. Alguns chegam a afirmar que não bem assim. Os brios foram feridos, as confianças expostas desagradaram.

O prefeito José Ronaldo tem uma habilidade indiscutível, será que dessa vez conseguirá apaziguar toda a sua base, ou teremos defecções.

cljornal

OUTRAS NOTÍCIAS