Tempo - Tutiempo.net

Confirmado: O povo não terá a festa de reveillon em Feira de Santana

Reveillon popular foi suspenso

Reveillon é festa que contagia o Brasil, no entanto muitas cidades não dão a mínima importância. Em Feira de Santana a festa de Reveillon para o povo era frequentemente realizada na Rua Olímpio Vita, também já foi realizada na Praça da Matriz.

Mas já a algum tempo que o povo perdeu esse importante momento de lazer e confraternização na chegada do ano  novo.

Depois de inúmeras edições em Feira de Santana, o secretário de Cultura Esporte e Lazer, não teve nenhuma iniciativa para realizar o evento.

Quem sabe, não seria conveniente essa festa destinada ao povão. Poderia atrapalhar a programação pessoal de muitos que vivem esse momento na praia de Copacabana, em transatlânticos, ou em outras situações diferente dos mais humildes.

As justificativas são absurdas para não dizer ridículas. Como diz o ditado popular: “Come um elefante e se engasga com um mosquito”.

Celebramos recentemente um quase maravilhoso “Natal Encantado”. Diria até, maravilhoso. Mas não houve uma conclusão nas festas de fim ano. A passagem do Ano Velho para o Ano Novo será um fiasco. Nada, absolutamente nada vai acontecer.

É na passagem de ano que as esperanças renascem; é na passagem de ano que se reflete e questiona sobre tudo o que aconteceu e deixou de acontecer, no ano que se finda. Sem dúvida é tempo de deixar ir o que fez mal e renovar o que fez bem

A ausência da festa da passagem de ano, o reveillon, aguça a insatisfação, cria condições para a crítica ficar mais forte e repercutir de forma negativa diante dos interesses políticos.

O povo está politizado, o povo sabe avaliar quando os interesses de alguns resulta na sua exclusão. Não foi uma sábia decisão esvaziar a festa da passagem de ano em Feira de Santana.

O pior é que tudo isso é verdade.

Para o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Rafael Cordeiro, que afirmou não acontecer festa de reveillon em Feira, vamos postar uma matéria, da Secom, sobre o reveilon de 2013.

Reveillon de 2013

A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer já definiu a programação do Réveillon Popular, a festa que vai marcar a virada do ano em Feira de Santana. Três atrações passarão pelo palco da Praça da Matriz na noite de 31 de dezembro, quando a chegada de 2014 será saudada com fogos de artifício.

Monte Zion, considerada uma das melhores bandas de reggae do Brasil, será responsável pela abertura da programação, às 21h. A apresentação da banda Os Clones, que se tornou conhecida pelas vozes que lembram grandes cantores sertanejos, como Zezé de Camargo e Luciano e Daniel, será às 23h. E o encerramento será em ritmo de samba, com a cantora Maryzélia e Os Coisinhos.
O objetivo do evento, de acordo com o secretário Jailton Batista, é proporcionar alternativa às pessoas que não passarão o último dia do ano fora. Ele lembra que é muito comum se buscar as cidades do litoral nessa época, mas muita gente permanece na cidade na virada do ano e acaba ficando sem opção. As informações são da Secom.

 Carlos Lima

OUTRAS NOTÍCIAS