Tempo - Tutiempo.net

Desobstruindo calçadas, prefeitura ordena relocação de feirantes da Praça Bernardino Bahia

Obstrução na Senhor dos Passos
Obstrução na Avenida S

A manhã dessa segunda feira (28) teve um início inesperado pelos feirantes que comercializam na calçada da Avenida Senhor dos Passos e da Praça Bernardino Bahia, conhecida Praça do Lambe-Lambe, no centro de Feira de Santana, sendo removidos o espaço Feira Verde.

A operação foi iniciada durante a madrugada orientando os ambulantes a se organizarem no local demarcado pela prefeitura, desobstruindo as calçadas, principalmente nos pontos de ônibus.

É o projeto Pacto Pela Feira, lançado em 25 de fevereiro de 2013. Durante quatro anos nada aconteceu.

A Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, responsável pela aplicação do projeto resolveu iniciar a tão ansiada requalificação do centro da cidade.

Mesmo com declarações de que tudo ocorreu com tranquilidade, não foi isso presenciado pela população e pela imprensa.

As reações foram as mais diversas, choque entre comerciantes de verduras e frutas com guardas municipais e a Polícia Militar foram registradas e presenciadas.

Houve tentativa de bloqueio da Avenida Senhor dos Passos, algumas pessoas entraram em via de fato, presenciada por vários pedestres.

Para a relocação foram definidos outros espaços que podem abrigar todos os autônomos que foram relocados, ou seja,  100 vagas.

Local era o estacionamento da antiga Surfeira, que a prefeitura cedeu, mas os feirantes passaram a usar o local como depósito e saíam para vender no meio da rua.

A insatisfação

A feirante Lívia Maria Cerqueira Azevedo justificou sua presença  da seguinte forma: “Eu tenho dois filhos pra sustentar e a gente quer que eles arrumem a gente aqui ou abra a praça, que não está servindo pra nada”, afirmou.

Joabina Menezes, 27 anos, justificou que muitas pessoas trabalham ali para não retornar ao mundo do crime e disse que os ambulantes não podem ficar no prejuízo.

O diretor da Defesa Civil, Pedro Américo, disse que conversou com os feirantes e que a prefeitura está buscando uma solução.

Que solução?

Acabar com a Praça Bernardino Bahia e transformar o local em outra Feira Livre no coração comercial da cidade?

cljornal

OUTRAS NOTÍCIAS