Tempo - Tutiempo.net

Dia B relembra que brincadeira é para todas as idades

Dia B relembra que brincadeira é para todas as idades. Foto: Divulgação/reprodução PMFS

Quem pensa que brincar é coisa de criança ainda não conhece a proposta do Dia B. Em sua quarta edição, com o tema “O brincar que abraça a diferença”, as diferenças de idade também foram deixadas de lado. Na última terça-feira, 28, escolas das redes municipal e privada, além de diversas outras instituições promoveram atividades para enfatizar a importância da brincadeira na vida das crianças, adolescentes e até mesmo adultos. As atividades movimentaram o Dia do Brincar que em Feira de Santana foi mobilizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação.

No Centro de Educação Monteiro Lobato, do bairro Capuchinhos, a programação começou cedo envolvendo os estudantes do Ensino Fundamental. Logo que chegaram, já se depararam com diversos espaços reservados para a brincadeira. Para a alegria de Stefane Souza Sobral , de 8 anos e aluna do 3º ano, já havia um pula-pula à sua espera. “É o que eu mais gosto!”, disse entusiasmada. Já o estande de fantasias arrancou sorrisos de Isabela Sacramento, da mesma idade e série da colega. “Vou escolher a de princesa ou a da Mulher Maravilha!”, enfatizou.

E neste ano, as turmas de Ensino Fundamental II e da Educação de Jovens e Adultos foram incluídas na programação da unidade de ensino pela primeira vez. Pela tarde, os estudantes do 6º ao 9º ano participaram de uma gincana colaborativa, que incentivava a cooperação entre os colegas ao invés da competição, além de baleado com bexigas d’água e muito mais. À noite, os alunos da EJA se divertiram com brincadeiras que resgatam as memórias da sua infância.

“O brincar está em todas as áreas e idades, mas cada grupo tem suas especificidades. Na Educação Infantil, buscam-se opções que não ofereçam risco de crianças se machucarem. Para o Ensino Fundamental, estimulamos mais a movimentação física, a exemplo do pula-pula; e o raciocínio, no caso da gincana, que são jogos de perguntas e respostas”, explicou a diretora da unidade de ensino, professora Claudine Cordeiro.

Na Escola Municipal Arthur Martins da Silva, do bairro Asa Branca, uma brincadeira diferente fez parte da programação do dia: a saia de história. Uma longa saia foi depositada em uma caixa no centro da sala do 1º ano. Quem a vestisse deveria contar uma história, lida ou até mesmo inventada. A mobilização por lá também foi marcada por uma festa simbólica em que foi celebrado o aniversário de 45 anos da escola.

A proposta do Dia B, que em Feira de Santana é fomentada pelo Governo do prefeito Colbert Martins Filho, é fomentar durante todo o dia a prática livre do brincar, para vivenciar a integração da cultura de sua época com a de outras, em contato com brincadeiras individuais, coletivas, cantadas e muitas outras. O brincar proporciona vantagens como a diversão, a educação, o aumento da concentração, da criatividade, exploração e convivência.

Comemorado em mais de 40 países, o “World Play Day” é um evento conhecido como Dia Internacional do Brincar ou Dia Mundial do Brincar. Na data, as instituições e profissionais que trabalham com a Educação Infantil lembram que o brincar é um direito – artigo 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas – e ainda uma alegria essencial para pessoas de todas as idades.

PMFS

OUTRAS NOTÍCIAS