Tempo - Tutiempo.net

Dia Mundial da Gentileza é comemorado no Hospital da Mulher

Dia Mundial da Gentileza comemorado com várias atividades no Hospital da Mulher. Foto: Reprodução

O dia 13 desse mês de novembro – uma quarta-feira – será especial. A exemplo do ano passado, a Prefeitura de Feira de Santana comemora o Dia Mundial da Gentileza. A ideia é promover e incentivar uma corrente de gentilezas.

Com a iniciativa da Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS) funcionários e colaboradores do Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, vão desenvolver ações em conjunto, para benefício de pessoas em situação de vulnerabilidade. Também incentivar ações de gentileza e conscientização da importância de olhar para os que estão à nossa volta de uma forma mais empática, e assim promover uma maior interação entre os setores do Hospital.

Uma das atividades programadas é a II Gincana da Gentileza, a partir da segunda quinzena do mês de novembro, com encerramento na segunda quinzena do mês de dezembro. As inscrições estão abertas até o próximo dia 14, apenas para funcionários e colaboradores do Hospital da Mulher.

Psicóloga organizacional e incentivadora do projeto, Milla Leão diz que o objetivo maior do evento é estimular a colaboração, interação, acolhimento e a empatia entre os setores do hospital, consequentemente criando um ambiente humanizado onde todos sairão beneficiados.

A psicóloga lembrou que “na primeira gincana, ano passado, os resultados foram positivos, pois as equipes arrecadaram quase uma tonelada de alimentos, além de três mil brinquedos. Formamos kits que beneficiaram a dez instituições assistenciais, a exemplo da AFAS, Casa de Amparo, Nosso Lar, Lar do Irmão Velho, Programa de Anemia Falciforme, AAPC, Orfanato Evangélico, Fraternidade Mãos Unidas, Creche Tia Ana Lúcia, Ubuntu, além de várias famílias carentes escolhidas pelas equipes participantes.

“O mural com fotos das equipes participantes e das instituições beneficiadas ano passado chama a atenção de quem passa”, destaca a psicóloga.

Este ano, para a II Gincana da Gentileza, já foram estabelecidos os temas para as propostas de cada semana. “Limpando a Alma”, voltado para as pessoas da terceira idade com a arrecadação de creme dental, outros materiais de higiene e fraldas geriátricas, que serão entregues nas instituições que atendem idosos.

Na segunda semana da gincana o tema é “Aqueça seu Coração”. O objetivo é que as sejam arrecadadas roupas de bebês para serem formados kits. Serão entregues às mães carentes, que muitas vezes chegam ao Hospital da Mulher sem roupas para vestir o bebê ao sair da unidade hospitalar.

Na terceira semana o tema é “Alimentando Sonhos”. O propósito das equipes é arrecadar alimentos. Na última semana o tema é “A Pureza do Sorriso”, entre os dias 9 a 13 de dezembro, quando será a vez de arrecadar brinquedos.

Para Gilberte Lucas, presidente da Fundação Hospitalar, “é fundamental o incentivo do prefeito Colbert Martins Filho para as ações que motivam os servidores à prática de gentilezas e à construção dos trabalhos em harmonia no Hospital da Mulher. O servidor passa a maior parte do seu tempo dentro do local de trabalho e, a partir do incentivo desse projeto a atos de gentilezas, cada vez mais se vê pessoas comprometidas, desenvolvendo ações de solidariedade e humanização”, acentuou Gilberte.

PMFS

OUTRAS NOTÍCIAS