Tempo - Tutiempo.net

Doença de Chagas: Feira registra dois casos crônicos

A doença de Chagas é transmitida pelo Trypanosoma cruzi, um parasita da mesma família do tripanossoma africano responsável pela doença do sono. Ela é disseminada por insetos reduvídeos e é um dos maiores problemas de saúde na América do Sul.

O acompanhamento a pessoas acometidas pela doença de Chagas em Feira de Santana é garantido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Vigilância Epidemiológica, com o fornecimento de medicamentos e assistência de um infectologista. Atualmente, dois casos crônicos da doença são acompanhados no município.

O índice de casos na fase crônica da doença de Chagas em Feira é cinco vezes menor que a média nacional. Segundo dados do Ministério da Saúde, em todo o país existem cerca de 3,5 milhões de indivíduos infectados, o que representa um percentual de 1,7% da população. Em Feira de Santana o índice fica em 0,3%.

Conforme a enfermeira referência, Fabiana Porto, a fase crônica é quando as complicações podem atingir alguns órgãos, como o coração – há diminuição da função e o aumento do tamanho – e o sistema digestivo. Já a fase aguda, o principal sintoma é a febre. Também aparecem coceiras no local da picada do barbeiro – inseto transmissor da doença – e avermelhidão.

“Não temos casos de notificação no município de pacientes que tiveram a fase aguda da doença, porque, geralmente, é difícil a sua identificação. Os sintomas são leves: febre, que dura mais ou menos duas semanas e não é intensa”, esclareceu.

Segundo Fabiana Porto, as medicações dadas aos pacientes são gratuitas e fornecidas pela 2ª Dires. Para isso, o paciente apresenta relatório e prescrição médica, além de documentos pessoais na Vigilância Epidemiológica. “É a própria SMS que vai a solicitação a 2ª Dires”.

 

O tratamento dura em média dois meses. Caso seja necessário prolongar, o médico faz uma avaliação e emite um novo relatório.

Os principais fatores de risco para desenvolver a doença são: Habitar em uma cabana onde insetos reduvídeos vivam nas paredes, receber transfusão de sangue de uma pessoa portadora do parasita, mas que não tenha manifestado a doença de Chagas.

 

Fonte: Redação com informações da Secom/ Foto: Secom

OUTRAS NOTÍCIAS