Tempo - Tutiempo.net

Eleição dos conselheiros tutelares transcorreu normalmente neste domingo

Os 20 novos conselheiros tutelares de Feira de Santana serão conhecidos neste domingo, 4, a partir das 17h, após o fechamento das urnas. A votação está acontecendo no Instituto de Educação Gastão Guimarães (IEGG) desde às 8h.

Logo após a abertura dos portões dezenas de pessoas, munidas do documento de identificação e do título de eleitor, dirigiram-se para uma das salas de votação. Cada eleitor pode votar em até cinco nomes da mesma região.

As 20 vagas estão sendo disputadas por 22 candidatos. Eles foram aprovados na etapa anterior, que foi a de conhecimentos específicos e de redação. Os mais votados serão considerados os eleitos. O prazo legal para a posse será no dia 10 de janeiro.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maria Régis Ferreira de Lima, acompanha as votações. “O conselheiro tutelar tem um papel importante nas políticas de proteção dos direitos das crianças e adolescentes. A atuação deles é de guardiões”, afirmou.

Eles agem em casos de violência sexual, evasão escolar, trabalho infantil, consumo de álcool e drogas, entre outras situações. “Os conselheiros tutelares agem sempre que existe a omissão e/ou violação dos direitos das crianças e dos adolescentes”, explica.

Segundo Maria Régis, o mandato dos conselheiros será por um período de quatro anos. Eles vão atuar em um dos quatro conselhos tutelares – cada um é composto por cinco membros tutelares. A remuneração equivale ao cargo com comissionado DA-3.

Secom

OUTRAS NOTÍCIAS