Nesse momento vou saldar as autoridades Maçônicas e demais irmãos, através do nosso Sereníssimo Grão Mestre, irmão Leonardo Abreu.
Meus irmãos todos.
Inicialmente me dirijo ao irmão Tiago que neste momento foi elevado ao grau de mestre, grau este consagrado ao compromisso inflexível, que não transige com o dever. Sendo ele o complemento da Maçonaria simbólica.
É nesse momento que surge para o Maçom a figura lendária do grande Mestre Hiram Abif. Alguns entendem que ele foi um personagem real.
Tal afirmação se envolve com posições adotadas por diferentes escolas Maçônicas.
Sejam elas quais forem, a Maçonaria acolhe como a personificação da virtude, como descreve um historiador ao dizer que Hiram Abif é a imagem simbólica do combate de dois princípios.
Honestidade, Lealdade, além do cumprimento do dever.
Alguns afirmam ser Hiram Abif a virtude perseguida pelo vício que é derrotado; pela liberdade perseguida pela ambição e pelo despotismo, que não resiste a condição do maçom ser um homem livre; Quando tentam obscurecer a verdade pela mentira e pelo erro, a luz do conhecimento fortalece o saber iluminando a razão.
Meu irmão Tiago, sua idade foi aumentada, neste momento lhe está sendo outorgado mais um caminho que deves seguir para ampliar seus conhecimentos e suas virtudes na Arte Real.
Aprendeste a desbastar a pedra bruta, depois trabalhaste na pedra polida, foi apenas o trabalha de preparação para reunir condições para a edificação do seu edifício, que hoje como mestre, recebeis a incumbência de construir.
Como Mestre a partir de agora o seu trabalho é na pedra cúbica, a qual mostrando os seis lados lhe revela ser o emblema da Igualdade, Liberdade e Fraternidade, por isso o mestre está sempre entre o esquadro e o compasso, emblemas da Justiça e da Verdade.
Estamos honrados com o crescimento do irmão na ARTE REAL.
Outros deveres do mestre são vitais para nossa Ordem. São eles: guiar, orientar e instruir aprendizes e companheiros em seus trabalhos, sempre zelando pelos mais altos interesses da nossa sublime Ordem.
Meu irmão Tiago receba do fundo do meu coração um incentivador e leal Tríplice Fraternal Abraço.
Carlos Antonio de Lima (Carlos Lima) CIM 914 – Templo de York, Goba, COMAB.