Em Feira de Santana 7.974 pessoas já foram imunizadas contra gripe

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on email

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe segue até o dia 9 de maio. Em Feira de Santana, 7.974 pessoas, que compõem o público prioritário, foram imunizadas até esta quarta-feira, 30. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é vacinar 102 mil pessoas.

São aquelas com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de seis meses a cinco anos, trabalhadores de saúde, gestantes e mulheres que tiveram crianças após 45 dias.

Ainda, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e povos indígenas. As pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Francisca Lúcia da Silva Oliveira, informa que a vacina está disponível em todas as unidades de saúde do município, desde o início da campanha, no último dia 22.

A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos.

“A vacina previne os problemas respiratórios”, reforça Francisca Lúcia. Ela protege contra três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial da Saúde para este ano – A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.

Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.  

Fonte: Secom/Redação

OUTRAS NOTÍCIAS