Tempo - Tutiempo.net

Feira: Alimenta desastre sanitário bem maior do que está sendo divulgado/por Carlos Lima

Colbert Martins da Silva Filho o covid-19 aumenta em Feira de Santana

Conforme informações, os bares de Feira Santana, atualmente, são as maiores preocupações do prefeito Colbert Filho e das autoridades sanitárias com relação à transmissão do civid-19.

Descobrindo o sexo dos anjos, o gestor afirma que pessoas juntas, sem a devida proteção, e a ingestão de bebidas alcoólicas é um  convite, sem endereço, para o contágio.

Interessante esse posicionamento, deixando de fora o transporte alternativo realizado por Vans com lotação prevista para 12 pessoas e que transportam mais 25, além de outros segmentos comerciais que relaxaram a prevenção e desobedecem a horário de funcionamento.

Enquanto o governo do Estado e a prefeitura de Salvador fazem campanhas de testes nos bairros da capital, em Feira d Santana é uma luta para se conseguir realizá-lo. Grande parte das pessoas, inclusive trabalhador, só consegue na rede privada pagando CR$400,00.

Com solução o prefeito encontrou uma ”inofensiva saída”, penalizar os mais pobres. Passou a estudar possibilidade de nova suspensão do funcionamento de bares e restaurantes, segundo ele, devido à desobediência das normas determinadas pela prefeitura.

Essa semana um cidadão carregando uma tela portátil, vendendo máscaras e algumas bugigangas teve seu material apreendido e por pouco não foi agredido.

Entretanto a superlotação nos transportes de massa, principalmente os alternativos não são fiscalizados.

As festas em condomínios e as aglomerações em grandes lojas passam, propositalmente, despercebidas.

Desde o início da pandemia o governo municipal vem adotando um procedimento incorreto em suas decisões de combate ao covid-19. além de ter retardado medidas de isolamento, adotou a restrições em período de sete dias, provocando um efeito sanfona e manteve excessiva dificuldade na realização de testes em todo o município.

O processo de contaminação não foi devastador no município, mas ainda corre riscos, pela decisão correta adotada pelo governador Rui Costa que de imediato passou a proibir o transporte intermunicipal, evitando que o vírus se proliferasse.

O município feirense foi um dos mais beneficiados, por se tratar de grande entroncamento Rodoviário. A contaminação externa foi drasticamente reduzida.

Parcialmente controlado, os casos positivos de covid-19 continuam crescendo e os óbitos tendem a permanecer no mesmo patamar com possibilidades de ficarem mais agressivos.

Por outro lado o controle realizado e a sua divulgação pelos órgãos responsáveis deixam dúvidas visíveis sobre a veracidade do que está informado à população. Mesmo porque, as datas referentes às mortes não batem.

Na verdade estão alimentando, não sabemos com quais intenções, a real possibilidade de um desastre sanitário bem maior do que existe nos registros da Secretaria de Saúde.

Carlos Lima

OUTRAS NOTÍCIAS