Tempo - Tutiempo.net

Feira de Santana ganha destaque no Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil

No Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil, elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA e Fundação João Pinheiro, o município aparece com alto índice de desenvolvimento humano, com 0,712 numa escala em que o número 1 é a pontuação máxima.

O município com maior classificação é São Caetano do Sul, em São Paulo, com 8,862.

O Índice de Desenvolvimento Humano – IDH é levantado a cada dez anos, desde 1991, analisando vários aspectos, como educação, demografia e saúde, renda, trabalho, habitação e vulnerabilidade social.

Na escala, Feira de Santana, que ocupa a quinta posição no estado, registra grande evolução no período compreendido entre 2001 e 2010, saltando de 0,585 para o nível atual, incremento de 21%. Vitória da Conquista, segundo maior município do interior em população está na 16ª posição.

Em comparação com a Bahia, Feira de Santana supera o Estado no IDH geral – 0,712 contra 0,659. Também está à frente em dois pontos: renda – com 0,710 contra 0,592 e longevidade – Feira está com 0,820, enquanto a pontuação estadual é de 0,775.

Somente em Educação a situação modifica, com pequena margem de diferença: Bahia tem 0,624 pontos, enquanto Feira está com 0,619.

Em outra pesquisa, realizada pela Urban Systems, empresa de consultoria paulista, a pedido da revista Exame, em um universo de quase 300 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes, Feira de Santana aparece na destacada décima posição em infra estrutura urbana, classificação que deverá avançar, em decorrência de obras que estão sendo realizadas e novos investimentos que irão melhorar a mobilidade urbana.

José Ronaldo era o gestor municipal no período em que Feira de Santana galgou destacados números no IDH – comandou a cidade durante oito anos, entre 2001 e 2008.

O prefeito José Ronaldo de Carvalho afirma que sua administração segue articulada, neste terceiro mandato, para buscar avanços ainda mais significativos para a cidade.

“Temos ainda muito a crescer, econômica e socialmente. Essas estatísticas, positivas, dão à população a certeza de que estamos trilhando o caminho certo, mas a nós, gestores públicos, transmitem muito mais responsabilidade”, sentenciou o prefeito.   

Fonte: Secom/Redação

OUTRAS NOTÍCIAS