Tempo - Tutiempo.net

Feira de Santana: governo abandona manutenção dos semáforos/por Carlos Lima

Sinalização vertical e horizontal na cidade é um caos

O trânsito em Feira de Santana está desassistido, vamos tomar apenas um exemplo para confirmar essa situação.

Todos os semáforos existentes na Rua Adenil Falcão, estão funcionando a mais de três anos apenas com os sinais Vermelho e Verde, o intermediário, Amarelo é como se não existisse no Código Nacional de Trânsito.

Embora exista o dispositivo para o foco do sinal amarelo este não funciona.

O fato também acontece em algumas sinaleiras localizadas nas transversais da Avenida Getúlio Vargas.

Essa situação irregular já foi denunciada inúmeras vezes à Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) que não adotou as medidas de correção exigidas na sinalização eletrônica da cidade.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, o sinal amarelo indica atenção, mostrando a iminência da parada obrigatória.

Isto quer dizer que ao avistar o semáforo mudando para o amarelo, o condutor deve diminuir a velocidade e parar o veículo.

O procedimento correto é avisar o condutor do veículo de trás sobre a intenção de parar, sinalizando com leves pisadas nos freios.

A situação dessa sinalização é menosprezada pelo governo municipal e seus órgãos responsáveis, confirmando a incompetência administrativa do setor, que não lhes dá a devida atenção.

Feira de Santana convive com uma grande deficiência na condução da engenharia de trânsito, praticamente ignorando sua existência.

Recentemente o governo municipal realizou uma licitação milionária para fazer a sinalização horizontal e vertical no sistema viário do município.

O valor estimado do objeto da licitação foi de R$ 7.193.720,48 (sete milhões cento e noventa e três mil setecentos e vinte reais e quarenta e oito centavos).

Os resultados até agora são inconsistentes e não justificam o montante que dizem  estar investindo na obra.

Algumas ruas do centro comercial e  áreas vips foram parcialmente sinalizadas,  mas as ruas dos bairros populares não viram uma gota de tinta, inclusive os quebra-molas nessas localidades permanecem invisíveis.

É um desastre anunciado e mais um investimento para inglês ver.

Esse é o governo que deseja ser reconduzido ao poder por mais quatro anos.

Só louco se deixará conviver por mais 48 meses sob o comando dessa catastrófica administração.

Sei plenamente que todos reclamam do trânsito. Mas a verdade é que poucas são as pessoas que deixam o carro na garagem para pegar o ônibus.

De um lado, a comodidade do veículo próprio é bem mais atrativa. Do outro, as péssimas condições do transporte coletivo, são piores ou iguais ao trânsito da cidade.

Dizem que nada pode estar tão mal que não possa piorar. Em Feira de Santana essa sentença não se aplica.

Se quisermos melhorias na mobilidade urbana da nossa cidade, precisamos  mudar essa administração saturada e deficitária, pelo longo tempo dos mesmos no exercício do poder.

Carlos Lima.

OUTRAS NOTÍCIAS