Tempo - Tutiempo.net

Feira de Santana será a cidade do samba de roda no período de 3 a 19 de julho

Samba no pé e cultura no coração. É com esse espírito que Feira de Santana será palco do Festival Samba de Roda, Samba de Todos, que durante 16 dias possibilitará uma programação exclusiva dedicada à expressão musical que evidencia a riqueza da cultura afro-brasileira na Bahia.

O festival terá início no dia 3 de julho e se estenderá até o dia 19.

Idealizado pela Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa, o festival será realizado em parceria com as secretarias municipais de Cultura, Esporte e Lazer e de Educação e envolverá, além dos grupos de samba de roda, seis escolas da rede municipal de ensino.

A programação inclui seminário, palestras, conferências, mostras de vídeo e apresentações musicais e culturais em vários espaços da cidade.

A abertura da programação será com um seminário, às 9h do dia 3, no Centro de Cultura Amélio Amorim.

Samba martelo e samba chula do sertão baiano, será o tema da conferência programada para as 10h30, proferida pelo cantor e repentista Antônio Ribeiro da Conceição, conhecido como Bule Bule.

Ele dissertará sobre o surgimento do samba no Recôncavo Baiano e as linguagens adquiridas com a expansão para o sertão.

No mesmo dia, a partir das 14h, os participantes do seminário terão a conferência \”Samba de roda e mercado, economia criativa e acesso aos meios de comunicação\”, com Monique Badaró, da Secretaria de Cultura da Bahia, Edivaldo Bokagi, da Associação de Sambadores e Sambadeiras da Bahia e Sérgio Siqueira, da TV Bahia. Em seguida o Reisado de São Vicente fará uma apresentação.

No período de 14 a 18 de julho, sempre a partir das 9h, haverá palestras e atividades nas escolas Jonathas Telles de Carvalho, bairro Conceição II; Agrário de Melo, distrito de Jaíba; Rosa Maria Espiridião Leite, distrito de Matinha; Ana Maria Alves dos Santos, Conjunto Feira X; e Olga Noêmia, Cidade Nova.

As atividades terão a participação de professores, mestres de capoeira, músicos, pesquisadores e lideranças do samba.

O encerramento do festival Samba de Roda, Samba de Todos será na praça principal do bairro Cidade Nova, nos dias 18 e 19 de julho, a partir das 17h.

Nos dois dias, a Grande Roda de Samba reunirá grupos de Feira de Santana e dos municípios de São Gonçalo dos Campos, Terra Nova, Antônio Cardoso, Conceição do Jacuípe, Teodoro Sampaio, Irará, Coração de Maria, Conceição da Feira e Salvador.   

Fonte: Secom/Feira de Santana

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on email

OUTRAS NOTÍCIAS