Tempo - Tutiempo.net

Feira estará representada em uma das maiores competições de Karatê do mundo

Foto: Divulgação/ PMFS

Vinte e dois atletas de Feira de Santana e mais um do município de Coração de Maria vão embarcar nesta terça-feira, 21, para a Irlanda, onde disputarão em Dublin a uma das maiores competições do esporte: a 5ª Copa Internacional JKS, que será realizada entre os dias 23 e 25 de agosto. Mais de 70 países estarão presentes.

Enquanto isso, a maratona de treinos tem sido cada vez mais intensa – de domingo a domingo, na Associação de Treinamento e Estudos de Karatê Shotokan. São em média doze horas de treinos por semana.

O professor dessa turma é Oldack Andrade Araújo, que há mais de quatro décadas se dedica ao esporte. “Para mim é um orgulho treinar esses atletas, que já acumulam muitas vitórias nas competições que participam”, afirma.

Nas prateleiras em frente ao tatame a prova: mais de quatro dezenas de medalhas e troféus expostos, que foram conquistados em países como o Chile, Escócia, Japão e Colômbia.

Segundo Oldack, a Bahia é o estado que mais pontua em competições nacionais. Como foi campeã no ano passado, credenciou Feira de Santana a representar o Brasil no mundial na Irlanda.

“A participação nesse campeonato mundial é um prêmio para esses atletas, por todo o esforço nas competições nacionais”, ressalta o professor ao acrescentar que “o karatê em Feira é muito forte”.

“A primeira equipe de katarê adulto que representou o Brasil e conquistou a medalha de ouro, na Suíça, em 1997, saiu de Feira de Santana. Foi a primeira vez que o Brasil conquistou o título internacional”.

Os atletas estarão disputando nas categorias infantil, infanto-juvenil, juvenil, adulto e master. E em duas modalidades: kata e kumitê, tanto individual quanto em equipe. “O karatê é uma arte marcial que não impõe limite de idade. Todos podem praticar”, diz o experiente professor que é responsável pela Federação de Karatê Shotokan na Bahia.

Experiente atleta tem 64 anos

Foto: Divulgação/ PMFS

Veterano na arte marcial, Alberto Moura Lima (foto), 64, é faixa preta. É um dos atletas que embarcará para Dublin, nesta terça-feira, para disputar o mundial na categoria máster.

O experiente atleta com mais de 40 anos dedicados ao karatê, diz que participa por ano de pelo menos cinco competições e, sem modéstia, fala que já perdeu as contas de quantas vezes subiu ao pódio. “É muita sorte e treino também”, afirma Alberto que na competição terá a companhia da filha caçula, Ludmila Lima, 15.

Filho de peixe, peixinho é

Foto: Divulgação/ PMFS

Pentacampeã brasileira, campeã no pan-americano, e campeã no sul-americano, que ocorreu no Chile, em 2018, Ludmila (foto) é faixa marrom. Comenta que se espelhou no pai e que a partir daí surgiu o interesse pelo karatê aos nove anos.

“Meu interesse começou desde pequena ao ver meu pai treinar. Fui percebendo a interação das pessoas, a maneira artística de se comunicar, em se defender, de respeitar o próximo e o conhecimento do próprio corpo. Me apaixonei e não quero largar mais”, revela.

Assim como Ludmila se espelhou no pai, o jovem Oldac Gabriel Tavares, 10, herdou do avô, Oldac Araújo, o gosto pelas artes marciais. Ele é atual campeão brasileiro na categoria infantil e já está de malas prontas para embarcar para Irlanda.

Trigêmeos atletas

Os irmãos trigêmeos Yan, Lucas e Gabriel Lemos, que têm 17 anos, vão competir em duas categorias: Katá Equipe Juvenil e Katá Equipe Família. Eles são faixa marrom.

“Estamos preparados para representar o nosso país. Foram longos períodos de treinamento e a nossa expectativa é a melhor possível”, ressaltou Gabriel que já participou em cinco competições brasileiras e nove estaduais.

Dos 23 atletas, 17 deles foram contemplados com o financiamento do Pró Cultura/Esporte, que irá viabilizar a viagem. Quem vai presidir a comitiva é o técnico faixa preta, Adriano Araújo.

PMFS

OUTRAS NOTÍCIAS