Tempo - Tutiempo.net

Feira recebe os Salões de Artes Visuais da Bahia

Feira de Santana está entre as cinco cidades-sede escolhidas para a realização da primeira etapa dos Salões de Artes Visuais da Bahia 2013. Na Princesa do Sertão, a abertura do evento acontece nesta sexta-feira (26), às 19 horas, no Centro de Cultura Amélio Amorim. Promovida pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), a mostra vai reunir 27 obras de artistas de Feira, Salvador, Cachoeira, Amargosa e Araci.

A exposição vai apresentar criações livres em 14 técnicas diferentes: pintura, instalação, fotografia, gravura em metal, videoarte, escultura, ilustração em técnica mista (grafite e nanquim), fotografia vernacular, performance, colagem sobre papelão, foto-performance, gravura(serigrafia), instalação fotográfica e fotografia digital.

Durante a solenidade de abertura, três obras entre as expostas serão premiadas com R$ 7 mil cada uma, escolhidas por um júri profissional. Também haverá premiações simbólicas: menções especiais e o Prêmio do Público, este concedido através do voto dos visitantes.

Todas as edições terão prêmios semelhantes em dinheiro, configurando a maior premiação do gênero no estado. Esta edição 2013 teve um recorde de inscritos: das 463 propostas apresentadas, os Salões vão expor um total de 110 obras selecionadas através de edital público, realizadas por 79 diferentes artistas.

O público de Feira poderá prestigiar a mostra, que tem visitação gratuita, no período de 27 de julho a 8 de setembro, de segunda a domingo, das 10 às 20 horas. Participam dos Salões, em Feira, os artistas Yuri Ferraz, M.B.O, Arthur Scovino, Ricardo Alvarenga, João Oliveira, Erivan Moraes, Caio Araujo, Lico Santana, Tiago Costa, Misael Franco, Elzinha de Abreu, Clarice Machado, Roberta Nascimento, Alex Oliveira e Flávio Marzadro.

Também apresentarão seus trabalhos, os artistas Flávio Lopes, André França, Yasmin Nogueira, Viviane Viriato, Adriano C. Machado, Coletivo Entrecho, Deisiane Barbosa, Gabriel Guerra, Mayra Lins, Nelson Oliveira, Vladimir Oliveira e Pedro Juarez.

Criado há 21 anos, esta é a primeira vez na história do projeto que serão realizadas exposições em cinco cidades-sede, sendo cada uma pertencente a um Macroterritório de Identidade do estado. A próxima cidade a receber os Salões será Teixeira de Freitas (16/08 a 29/09). Na sequência, Lençóis (04/10 a 17/11), Barreiras (25/10 a 08/12) e Vitória da Conquista (08/11 a 15/12).

 

 

 

Fonte: Ivana Lima, com informações de João Saldanha (Assessoria de Impensa)

OUTRAS NOTÍCIAS