Tempo - Tutiempo.net

Feira registra mais de 100 acidentes com escorpiões

 

Neste ano, o Centro Municipal de Controle de Zoonoses registrou a ocorrência de 118 acidentes envolvendo escorpiões sendo que foram feitos mais de 600 relatos de contato com este peçonhento.

Entulhos, palhas, madeira velha e folhas de árvores acumuladas são locais tidos como ideais para os escorpiões se esconderem. Nestes ambientes geralmente as baratas se escondem e pequenos insetos, como as formigas, também buscam abrigo ou alimentos. E na cadeia alimentar, barata e formigas entram na dieta dos escorpiões.

Manter o terreno limpo é uma das maneiras mais eficientes de prevenir a presença destes visitantes indesejados. Sem entulhos ou acúmulo de restos de árvores as baratas ou outro inseto de pequeno porte, que também tem hábitos domiciliares, não tem onde se esconder ou o que comer. Assim, o terreno não se torna atraente para os escorpiões, porque não encontra comida.

Geralmente, o problema aparece com maior frequência nas casas vizinhas de imóveis vazios ou abandonados. Nos primeiros, a limpeza não é feita com frequência e nos segundos, há acúmulo de material orgânico ou de lixo, principalmente quando existem árvores na área do imóvel.

Os cidadãos podem entrar em contato com o Centro Municipal de Zoonoses pelo telefone 3614.3613, para maiores informações sobre como evitar a presença dos escorpiões nas residências, bem como orientações sobre procedimento a ser adotado em caso de picada.

Fonte: Redação / Secom

OUTRAS NOTÍCIAS