Tempo - Tutiempo.net

Feira ultrapassa meta da vacinação contra gripe

Mais de 71 mil pessoas foram vacinadas contra a gripe em Feira de Santana. O município já está a mais de cinco mil imunizações da pactuada com o Ministério da Saúde, que o parabenizou pelo empenho e os números relevantes conseguidos. A vacinação prossegue até o dia 30 em todas as unidades de saúde.

A expectativa da Secretaria de Saúde é que cerca de 75 mil pessoas sejam imunizadas contra a doença, número que coloca Feira de Santana entre os municípios de porte médio e grande que se aproximaram da meta estabelecida pelo Governo Federal.

De acordo com o Ministério da Saúde, o grupo de feirenses prioritário à vacinação é formado por 84 mil pessoas – crianças de dois a cinco anos – que são consideradas “multiplicadoras” de quadro gripais, mulheres que foram mães há menos de 45 dias, idosos, grávidas, portadores de doenças crônicas, profissionais de saúde, indígenas e pessoas privadas de liberdade.

A coordenadora da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Amarry Morbeck, disse que a vacinação vai continuar sendo feita normalmente em todas as unidades de saúde. “Vamos atender os acamados, bem como aplicar a segunda dose nas crianças (elas tomam a dose completa em duas vezes), mais os encarcerados”.

O objetivo da vacinação é tentar reduzir as complicações, internações e óbitos provocados por infecções decorrentes da gripe. A dose protege contra os três subtipos do vírus que mais circularam no último inverno: influenza B, A/H1N1 e A/H3N2. Não devem tomá-la alérgicos a ovo.

Fonte: Secom

OUTRAS NOTÍCIAS