Tempo - Tutiempo.net

Filhas cumprem fidelidade dos pais a Senhora Santana

Missa na Catedral Metropolitana (Igreja da Matriz)

 procissão de Senhora Santana, realizada na quarta-feira, 26, foi diferente para a cabeleireira Edileuza de Souza. Pegar uma das alças da imagem de Santo Antônio pela primeira vez foi uma emocionada homenagem ao pai, Antonio Souza, falecido há 4 meses e que enquanto vivo era presença certa carregando o andor.

Edileuza lembra, sem conseguir conter as lágrimas, que Antônio participou durante décadas das homenagens à Senhora Santana. “Desde criança eu vinha com meu pai e toda a família. Ajudar a carregar o andor de Santo Antônio, o santo do qual ele era devoto, é uma homenagem que vou levar até o fim de minha vida”, destaca.

Lídia Maria Marques de Cerqueira também teve motivo a mais para prestigiar a procissão de Senhora Santana. “Perdi meu pai há 4 anos. Comparecer à procissão é relembrar dele, que por muitas décadas participou ativamente da festa”, recorda.

A dona de casa Edineide Nascimento é presença certa na procissão desde sua juventude. Há 3 anos também tem um motivo a mais para render suas homenagens à santa. “Me curei de um câncer de mama e participar da procissão é uma das formas de agradecer”, explica.

Edileuza, Lídia e Edineide têm histórias diferentes, mas juntas carregam grande dose de emoção. Elas estavam entre os milhares de devotos que enfrentaram a tarde fria e chuvosa para participar da procissão de Senhora Santana, ponto alto das homenagens à padroeira dos feirenses católicos.

MISSA

A procissão conta com a participação dos representantes das Paróquias da Arquidiocese e as imagens dos seus respectivos padroeiros. A concentração acontece na praça Monsenhor Galvão (Matriz) e o cortejo segue por ruas do centro da cidade até retornar ao ponto de partida. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Superintendência Municipal de Trânsito, Secretaria de Serviços Públicos, Secretaria de Prevenção à Violência e Secretaria de Saúde.

As comemorações pelo dia da padroeira começaram com uma alvorada, às 5h, seguida de missa, às 7h, na Catedral Metropolitana (Igreja da Matriz). Às 10h, o arcebispo Dom Zanoni Demettino Castro presidiu solene celebração eucarística, que contou a presença do prefeito José Ronaldo, dentre outras autoridades. A procissão teve início às 16h e terminou às 18h30.

Secom

OUTRAS NOTÍCIAS