Tempo - Tutiempo.net

Fundação Hospitalar realiza campanha Novembro Roxo

Foto: Reprodução

Cerca de 10% dos bebês nascidos no Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher) são prematuros. Este índice poderia ser menor se muitas mães realizassem o pré-natal completo e fosse evitada a gravidez na adolescência. Com o objetivo de conscientizar a população neste sentido, a Prefeitura, através da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, realizará a campanha Novembro Roxo no próximo mês, com o tema “Prematuro: cuidado integral para uma vida saudável”.

Novembro é considerado o Mês Mundial de Conscientização da Prematuridade. A abertura do “Novembro Roxo” será no dia 9, das 8h ao meio dia, no Parque da Lagoa Erivaldo Cerqueira. Na oportunidade será realizada uma caminhada de conscientização para os cuidados na gestação desde os primeiros dias.

A campanha tem o objetivo de alertar sobre o crescente número de partos prematuros, além de informar sobre as consequências do nascimento antecipado para o bebê, para a sua família e para a sociedade.

A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente, Hallana Fontes, informa que serão montados stands com os serviços de psicologia, fisioterapia, Banco de Leite Humano, além de palestras e orientação educativa.

A presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas, ressalta a importância da conscientização. Mas salienta que o Hospital da Mulher dispõe de toda a estrutura para atender prematuros. “O Hospital da Mulher dispõe de 9 leitos Uti Neonatal, 7 leitos UCINCO-unidades de leitos intermediários, disponíveis para recém nascidos com distúrbios respiratórios moderados e leves, risco infeccioso, além de prematuros moderados e tardios, sendo essas as causas apontadas pelo alto índice de prematuridade em gestações de risco”, explica a presidente.

PMFS

OUTRAS NOTÍCIAS