Tempo - Tutiempo.net

Governo de Feira rejeita transparência sobre Covid-19/por Carlos Lima

Escuridão do Covid-19 em Feira de Santana
Confirmando tudo que já comentamos sobre as ações do governo de Feira de Santana no combate e controle da pandemia, a Instituição sem fins lucrativos “Dados Abertos de Feira”, divulgou a falta de transparência nas informações oficiais divulgadas.
O projeto, segundo a coordenação da instituição, concluiu que em escala de 0 a 100, o índice de transparência praticada pelo governo Colbert, em relação a pandemia, é 17, ou seja, insuficiente e com possibilidade de estarem sendo manipulados.
O artigo 5º da Constituição Federal Brasileira diz que a democracia é baseada no poder do povo, sua legitimidade se dá quando o indivíduo tem amplo acesso às informações da Administração Pública. O que não é o caso do governo Colbert Martins.
No livre acesso aos processos que norteiam a gestão, os munícipes tendem a ser mais participativos, auxiliando na formulação de propostas consistentes e satisfatórias.
Mesmo o mundo vivendo uma crise profunda que envolve vidas, o sensato seria que nenhum viés político ideológico fosse adotado.
Feira de Santana, no entanto, faz parte de um governo em que ministro vê Jesus na goiabeira e pandemia mundial é apenas gripezinha.
O presidente do país despreza ciência e convoca jejum e oração para combater a contaminação. Não seria novidade a comprovação de manipulação nas estatísticas.
Nos países que estão com resultados mais positivos no combate ao Covid-19, eles realizaram testes em mais de 16 mil habitantes por cada milhão.
Quem realizou testes em número inferior a situação ficou mais grave na contenção de contágio e mortes.
Em Feira de Santana não se sabe quantos testes foram realizados, não existe transparência nem eficiência técnica.
Se no Brasil existia até pouco tempo menos de 500 indivíduos testados para cada milhão, o que se dizer sobre os testes realizados no município feirense?
A secretária de Saúde, Denise Mascarenhas emudeceu e sumiu diante do Covid-19. Será incapacidade técnica e profissional para gerir as ações?
Caiu em desgraça no seu grupo político, ou o prefeito Colbert vislumbrou uma vitrine política para alavancar sua candidatura à reeleição?
Infelizmente, diante desse panorama podemos deduzir que possa existir manipulação, engodo, mentira e a má-fé na gestão dos dados e da verdade sobre a pandemia em Feira de Santana no comando do prefeito Colbert Martins.
Não existe uma forma milagrosa de saber se alguém é portador e transmissor do vírus, se não for fazendo o teste.
Quanto menor o número de indivíduos testados, maiores as possibilidades das pessoas estarem contaminadas e contaminando outras.
Essa é a falta de transparência desse governo municipal, citada e comprovada pelo ”Dados Abertos” que utilizou a metodologia e critérios da OPEN.

Carlos Lima

 

OUTRAS NOTÍCIAS