Tempo - Tutiempo.net

Guarda Municipal terá nova simbologia hierárquica

Os homens e as mulheres que integram o quadro da Guarda Municipal de Feira de Santana vão passar a usar Insígnias e Divisas pertinentes as funções que cada um exerce. A simbologia foi criada e regulamentada pela Portaria nº 001, de 30 de Janeiro de 2014.

Ao ingressar na instituição, o guarda municipal entra como 2ª Classe. A depender do tempo de serviço, ele muda para 1ª Classe. Depois passa para a Classe Especial, podendo atingir o nível de graduação, tornando-se, por exemplo, um Subinspetor e depois Inspetor.

 

De acordo com o Secretário de Prevenção a Violência, Mauro de Oliveira Morais, o objetivo é facilitar a identificação visual da Guarda Municipal.

 

A hierarquia passa a ter as seguintes divisas: uma vértice para Guarda Municipal 2ª Classe e duas vértices para Guarda Municipal 1ª Classe. Já a divisa com três vértices identifica o guarda municipal Classe Especial.

O Setor Tático Operacional Estratégico será identificado com Insígnias na Ombreira e da seguinte forma; um barrete dourado – Subinspetor, dois barretes dourados – Inspetor, dois barretes dourados e um prateado – Inspetor Regional, dois barretes dourados e dois prateados – Inspetor Coordenador.

A Insígnia do Inspetor Corregedor é identificada com três barretes dourados e um prateado. Já o Subcomandante com três barretes dourados e dois prateados.

O Comandante Geral da Guarda Municipal tem uma identificação padrão determinada pela Associação Nacional das Guardas Municipais e a insígnia difere das demais.

Embora não sendo uma instituição de caráter militar, a Guarda Municipal, conforme a Constituição Federal, é responsável não só pela Segurança do Patrimônio Público do Município, mas também está inserida na segurança pública do cidadão. Entre as várias demandas da instituição está o apoio ao atendimento feito pelo SAMU e a segurança dos profissionais que trabalham nas policlínicas do município.

Em Feira de Santana a Guarda Municipal tem 120 anos de existência e está entre as mais antigas do Brasil.Em caso de necessidade a Guarda Municipal pode ser acionada pelo cidadão através do número 9143-6073, que funciona por 24 Horas.

 

Fonte: Redação com informações da SECOM/ Foto: SECOM

OUTRAS NOTÍCIAS