I Lavagem do MAP acontece nesta quarta-feira

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on email
Espaço cultural do MAP

Com a recente reforma do Mercado de Arte Popular, muitas das tradições também foram resgatadas. Uma delas está nas imagens dos santos Cosme e Damião e Santa Bárbara, que vão retornar nesta quarta-feira, 03, ao local.

Uma grande lavagem está sendo preparada para simbolizar e festejar as imagens que serão realocadas para próximo do palco de apresentações culturais.

Assim como a entronização carrega por si um valor simbólico e espiritual, a data escolhida também. Santa Bárbara, no sincretismo religioso, representa Iansã, celebrada na quarta-feira.

No período da manhã, um culto protestante vai dar início à programação.

Em seguida, uma celebração de rito católico, encerrando a parte sagrada com a participação do candomblé, entronizando as imagens em uma animada procissão interna, regada a banho de milho branco, água de cheiro e as tradicionais fitinhas do Senhor do Bonfim.
.
Já pela tarde, a festa fica por conta de shows e manifestos da cultura afro. Entre as apresentações: Filhos de Orfeu; Nilson Rasta e o Grupo Afro.

“Quem vir vai ver um grande evento em que o sagrado e o profano se misturam. Uma grande festa que busca criar também uma política cultural no calendário feirense”, declarou o produtor cultural, Jean Marques.

O ponto de saída do cortejo é na Praça João Pedreira, percorrendo as ruas Conselheiro Franco, Tertuliano Carneiro, passando pela Igreja dos Remédios, Igreja Senhor dos Passos e retornando ao Mercado de Arte.

Secom

OUTRAS NOTÍCIAS