Tempo - Tutiempo.net

Identidade será suficiente para acesso de idoso em transporte coletivo

Idosos no ponto de ônibus

Está suspenso o cadastramento de idosos, iniciado nesta semana com a finalidade de garantir o acesso desses passageiros nos ônibus do transporte urbano em Feira de Santana.

A decisão está sendo anunciada pelo prefeito José Ronaldo. A apresentação da Carteira de Identidade ao cobrador, simplesmente, será suficiente para que eles possam desfrutar do benefício da gratuidade no sistema.

O cadastramento de idosos era obrigatório para que eles pudessem receber o “passe livre”, no acesso aos ônibus urbano. O trabalho é conduzido por parte das empresas de ônibus responsáveis pelo transporte público, sob acompanhamento da administração municipal.

A partir de agora, nem cadastramento, nem “passe” serão mais exigidos aos idosos.

“O cartão eletrônico foi concebido para proporcionar aos passageiros idosos melhor acessibilidade nos assentos especiais dos ônibus. No entanto, ele não é peça obrigatória para o benefício, conforme o Estatuto do Idoso. Assim, como determina o prefeito, o documento deverá passar a ser opcional para os usuários do transporte público que já se encontram na chamada terceira idade”, diz o secretário de Transportes e Trânsito, Pedro Boaventura.

Para o prefeito José Ronaldo, é necessário encontrar uma melhor solução para o atendimento aos idosos que queiram fazer o seu cartão eletrônico, quando as empresas decidirem convida-los. “Será opcional e mesmo assim os que desejaram ter o documento terão que ser muito melhor acolhidos”, afirma o gestor municipal.

MEIA PASSAGEM

Para os estudantes com direito a meia-passagem no transporte coletivo, o cadastramento para fazer o cartão eletrônico, já iniciado, continua normalmente, no mesmo local e programação de horários.

Secom

OUTRAS NOTÍCIAS