Tempo - Tutiempo.net

Incêndio em casa de show é tema do III Simulado Junino do SAMU

Samu treinamento

Um desastre com 100 vítimas, decorrido de um incêndio numa casa de shows, será o tema do III Grande Simulado Junino do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU), a ser realizado no dia 13 de junho, às 9h, na avenida Nóide Cerqueira.

Além do treinamento e capacitação da equipe de profissionais do órgão, o evento também tem como objetivo alertar a população para os riscos do uso de fogos de artifício em ambientes fechados.

O tema escolhido foi baseado no incêndio da boate Kiss, ocorrido no ano de 2013 na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, que levou centenas de pessoas a óbito.

“Simular essa situação é uma forma de precaver as casas de show, preparar os órgãos e alertar principalmente a população”, informa a coordenadora do SAMU, Maiza Macedo.

O simulado contará com o apoio de diversas instituições, como o Exército, Policia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Policia Civil, Departamento de Polícia Técnica, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal, Coelba, Via Bahia, Defesa Civil e a Superintendência Municipal de Trânsito.

Também participarão estudantes de enfermagem, medicina, biomedicina, nutrição, fisioterapia e educação física.

Durante o treinamento será utilizado o método START, que é uma triagem feita no local para evitar o óbito durante o transporte do paciente e a organização do cenário com as vítimas separadas por gravidade.

Reunião de preparação para o Simulado aconteceu nesta quarta

E para definir a atuação de cada entidade durante a encenação, foi realizada nesta quarta-feira, 30, uma reunião entre os órgãos responsáveis . “Como em situações de acidentes reais, é importante que o SAMU trabalhe em parceria com os órgãos”, afirmou Maiza Macedo.

Secom

OUTRAS NOTÍCIAS