Tempo - Tutiempo.net

JOSÉ RONALDO, ZÉ NETO O GOVERNO E A SUCESSÃO MUNICIPAL.

Feira de Santana tem o segundo maior colégio eleitoral da Bahia, consequentemente detém uma influência política que não é menospreza pelos partidos diante de qualquer cenário eletivo.

 

Sua maior liderança política recai sobre o prefeito José Ronaldo de Carvalho que atualmente exerce o seu terceiro mandato como prefeito, eleito sempre no primeiro turno com mais do dobro de votos dos seus adversários.

 

Na oposição o nome mais expressivo é do deputado estadual, José Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa. Uma liderança do partido a nível estadual, que não conseguiu, até o momento, criar capilaridade eleitoral em Feira de Santana, para derrotar, nas urnas, o prefeito José Ronaldo.

 

A história política de ambos teve como base principal o município de Feira de Santana e é bem parecidas, Ronaldo também foi líder de governo na Assembleia Legislativa, no primeiro mandato de Paulo Souto e leva uma vantagem diante de Zé Neto, por também ter sido eleito deputado federal.

 

José Ronaldo não fazia parte do grupo “puro sangue” do carlismo, e participou, como coadjuvante, da criação de um subgrupo nos Democratas da Bahia, os chamados Soutistas. Militavam neste grupo os seguidores ex-governador Paulo Souto. Entretanto, suas convicções ideológicas nunca sofreram mudanças.

 

Zé Neto como advogado atuou na defesa das classes mais humildes do município e no ano de 2000, foi eleito vereador da Princesa do Sertão, tornando-o o primeiro vereador pelo Partido dos Trabalhadores (PT) no município de Feira de Santana.

 

Após dois anos, de forma surpreendente, foi eleito deputado estadual com 44. 931 votos, passando a trabalhar não apenas por sua terra natal, mas por todo o estado.

 

Reeleito em 2010, com 81.223 votos, Zé Neto tornou-se, mais uma vez, primeiro do PT, desta vez em número de votos. Agora com mais experiência adotando um comportamento de mais diálogo e compreensão.

 

Este ano de 2014, como era esperado, ele foi reeleito com uma votação de 88.817 votos, 1.30% dos votos válidos, mais uma vez o mais votado do PT.

 

Pois bem, essas são as duas principais lideranças políticas de Feira de Santana, no momento, e deverão se enfrentar nas eleições municipais de 2016. Não que outros nomes não possam participar do pleito.

 

José Ronaldo (DEM), é atualmente a maior liderança política de Feira de Santana, no seu terceiro mandato como prefeito e ainda com dois anos de administração pela frente é oposição ao governo estadual e federal, tem um caminho difícil a ser percorrido para tentar consolidar a possibilidade de um quarto mandato.

 

Possivelmente estará enfrentando o seu mais forte opositor, o deputado estadual Zé Neto, com prestígio nas duas esferas de governo, cotado para ser secretário de estado do governador Rui Costa e com amplo apoio da presidente Dilma Rousseff e do futuro ministro ou presidente da Petrobrás, Jaques Wagner. Com certeza será a maior pedra do sapato de Ronaldo.

 

Diante dessa conjuntura, o deputado estadual Zé Neto tem pela frente reais possibilidades de levar o PT a conquistar à prefeitura do seu município.

 

Mesmo diante da avaliação de José Ronaldo, até certo ponto correta, quando diz que: “Está comprovado na história política de Feira de Santana que uma eleição não tem nada a ver com a outra. De 1972 para cá todas as eleições tiveram uma história no campo político, principalmente quando municipais. Foram eleições totalmente distintas.”

 

Mesmo sendo essa uma realidade. Todas as eleições realmente são distintas uma das outras. Muito embora as condições objetivas possam ser alteradas, modificadas, antes e durante. São situações que criam as possibilidades favoráveis e objetivas ao crescimento político e eleitoral de Zé Neto.

 

Diante dessas possibilidades o deputado deve mudar substancialmente a sua prática política de cooptação de votos, comunicação e de reversão da rejeição. Deve identificar os percentuais nos/e em quais segmentos da nossa sociedade eles existem. Além de outras ações a serem consumadas. O tempo é curto, são menos de dois anos.

 

Na verdade o deputado tem que definir ações, formar equipes e criar a estrutura necessária.

 

Com o apoio do poder estadual e federal e o reconhecimento de ser um político que trabalha na defesa dos interesses de Feira de Santana e do seu povo, Zé Neto tem em 2016, uma conjuntura política favorável à vitória do PT para a prefeitura de Feira de Santana.

 

Mesmo assim não deve subestimar José Ronaldo, que ainda é a maior liderança política do município e não vai ficar sentado esperando a banda passar.

 

Ronaldo é um forte e competente adversário político. Tem mais carisma e menor rejeição. É preciso cautela e respeito nesse confronto. Um deslize diante dele é suicídio. Subestimá-lo, jamais. Os ases surgem de suas mangas com muita facilidade. Um blefe mal feito, uma acusação sem base sólida, um comentário inconsequente, são situações que ele sabe usar com muita eficiência.

 

Alguém já viu Ronaldo brigando em público? Alguém viu Ronaldo irado, vermelho de raiva ou gritando com alguém em público?

 

Mas no gabinete, em reunião com secretário, ele briga, fica com raiva, repreende, ameaça. Nas entrevistas poucas foram às vezes que ele amentou o tom de voz. Ele domina a arte de engolir sapo para vomitá-lo na hora certa. Esse comportamento não cria rejeição.

 

Alguém já conseguiu descobrir uma localidade no município que Ronaldo não soubesse de sua existência e não descrevesse sua real localização?

 

Sabemos que todos nós temos pontos fracos, quais os de José Ronaldo que podem ser explorados politicamente?

 

Portanto, esse é um adversário político difícil de ser abatido, na vida política ele aprendeu a pressentir os momentos certos, lugares certos e a hora certa. Não é imbatível, ninguém é, mas sem planejamento e muito trabalho não se conseguirá, em Feira de Santana, destituí-lo da posição de maior líder político do município.         

Fonte: Carlos Lima

OUTRAS NOTÍCIAS