Tempo - Tutiempo.net

Julho Amarelo: ações de combate as hepatites virais serão intensificadas durante o mês

Julho Amarelo período de campanha contra as hepatites

Em alusão ao Julho Amarelo, mês de prevenção e combate as hepatites virais, a Secretaria Municipal de Saúde estará intensificando atividades educativas, vacinação e testes rápidos nas Unidades de Saúde da Família.

A abertura da campanha aconteceu na manhã desta quarta-feira, 4, no Programa Municipal de Hepatites, localizado no Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Coelho Lêda (CSE).

Entre as atividades a serem realizadas está a mobilização no dia D, 28 de julho, Dia Mundial de Luta contra as Hepatites que será marcado com testes rápidos, distribuição de preservativos e vacinação gratuita no Estacionamento da Prefeitura, das 8h às 12h.

Outras ações também serão feitas durante o mês no Centro de Atenção ao Diabético e Hipertenso (CADH), no Centro de Convivência Dona Zazinha Cerqueira e no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua.

Hepatites A e C tem cura; diagnóstico precoce favorece resultado

“Durante todo o mês estaremos reforçando o diagnóstico da doença e encaminhando os casos positivos para tratamento.

É importante a população compreender que hepatites A e C tem cura e quanto mais precoce o diagnóstico, melhor será a resposta ao tratamento”, ressalta a referência técnica Telma Nandiara Barbosa (foto).

A hepatite é uma doença silenciosa adquirida através do contato sanguíneo com uma pessoa infectada e por meio de relação sexual sem preservativo.

Só em Feira de Santana 2.357 pessoas portadoras da doença são acompanhadas pelo Programa Municipal, destas 212 em tratamento contra hepatite B, que não tem cura.

Medidas de higienes são importantes para evitar o contágio com a doença, como não compartilhar seringas, lâminas de barbear e alicates não esterilizados.

A vacina também é uma medida de prevenção disponibilizada para as hepatites A e B gratuitamente. Já a hepatite C não possui vacina e Feira de Santana tem trabalhado sob orientações do Ministério da Saúde para erradicação da doença até 2030.

Secretaria de Saúde

OUTRAS NOTÍCIAS