Tempo - Tutiempo.net

Lançada obra sobre Chico Pinto

O prefeito José Ronaldo de Carvalho participou do lançamento do livro “Chico Pinto, a voz que desafiou os ditadores”, realizado na manhã desta segunda-feira (27) na Câmara Municipal de Feira de Santana. A obra faz parte da Coleção Gente da Bahia, da Assembleia Legislativa da Bahia, e tem como autora a jornalista Ana Tereza Baptista.

O gestor municipal destacou a importância do político feirense na luta pela democracia brasileira. “Um político decente, ético e respeitador. Um defensor das causas democráticas e amante da causa pública. É uma homenagem mais do que justa”, declarou.

O deputado federal Colbert Martins Filho elogiou a iniciativa e sugeriu que outras obras com o mesmo propósito venham a ser produzidas futuramente. “Hoje estamos gozando da liberdade neste país graças a homens como Chico Pinto. Naquela época poucos tinham coragem de falar, mas Chico Pinto teve”, salientou.

Colbert citou exemplos da luta do político feirense, como o afastamento do cargo de prefeito após a revolução militar e a prisão após denunciar a ditadura chilena. “Que esse livro seja o primeiro e motive que outras pesquisas aconteçam sobre a vida e trajetória desta importante personalidade. Feira de Santana está fazendo historia, está fazendo a sua memória”, pontuou.

O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, informou que 103 obras já foram editadas e publicadas através da Coleção Gente da Bahia. Sobre Chico Pinto, Nilo afirmou que o político feirense foi “o maior tribuno e o maior orador da recente história da política em nosso estado”.

A sessão que marcou o lançamento da obra foi conduzida pelo presidente da Casa da Cidadania, vereador Justiniano França, e contou com as presenças de familiares de Chico Pinto, como a esposa Taisa Alencar e o irmão Antônio Pinto, deputados estaduais Carlos Geilson, José de Arimateia, Graça Pimenta e José Neto, deputado federal Fernando Torres, secretários municipais, vereadores e demais autoridades.

Fonte: Secom

OUTRAS NOTÍCIAS