Tempo - Tutiempo.net

Lençol freático ameaça construção de ‘túnel’ no centro de Feira

Visão aérea das obras das trincheiras

A Justiça Federal não é a única ‘pedra no meio do caminho’ do projeto de BRT para Feira de Santana elaborado pela equipe de governo do prefeito José Ronaldo (DEM), que está encerrando o terceiro mandato como Prefeito de Feira.

Um lençol freático ( lençol de água subterrâneo situado em nível pouco profundo) existente em Feira de Santana sob a avenida Maria Quitéria pode ser mais uma grande dificuldade para o Governo de Feira caso resolva levar adiante a obra da trincheira (ou túnel) no cruzamento desta avenida com a Getúlio Vargas.

A obra do “túnel” faz parte do projeto global do BRT que está sob suspeição na Justiça. O contrato de empréstimo de dinheiro do FGTS, através da Caixa Econômica, para execução do projeto, foi suspenso por ordem judicial.

Depois da suspensão do empréstimo da Caixa Econômica Federal  o prefeito José Ronaldo convocou a imprensa para dizer que “com dinheiro da Caixa ou sem dinheiro da Caixa” a Prefeitura vai fazer o ‘túnel”. E a obra realmente não parou de todo apesar da decisão judicial.

Neste fim-de-semana o engenheiro Danilo Ferreira divulgou em redes sociais o “perfil longitudinal” (que descreve o decaimento da pista para efeito de escoamento de água) feito pela Prisma Engenharia, empresa autora do projeto.

Segundo ele o documento  “mostra o nível da água do lençol freático da trincheira da Avenida Maria Quitéria a 5,98 metros, 1,2 metros acima do leito da via”.

“Uma drenagem que custa 22 milhões e com previsão de término em três anos. É muita irresponsabilidade fazer uma obra como essa”, escreveu o engenheiro. (Jânio Rêgo – Blog da Feira)

O problema

Vejamos: Se realmente existe o problema causado pelo lençol freático, por que a empresa só veio descobrir e divulgar depois que a obra foi iniciada?

Os estudos de viabilização realizados não detectaram o problema?

Como a obra das trincheiras entre entre as Avenidas Maria Quitéria e Getúlio Vargas tem um prazo de conclusão de três anos, se a divulgação oficial da prefeitura é de conclusão, com ou sem recursos próprios em setembro desse ano?

Onde está a verdade sobre as trincheiras?

Qual dos profissionais não diz a verdade: o engenheiro da obra ou o engenheiro Danilo Ferreira, candidato a vereador pelo PT, (segundo informação do próprio). (cljornal)

OUTRAS NOTÍCIAS