Tempo - Tutiempo.net

O requerimento do vereador Silvio Dias (PT) mais um a ser jogado no lixo, será defesa das nomeações? Por Carlos Lima

Vereador Silvio Dias (PT)

O poder Legislativo feirense comandado por José Ronaldo e Colbert  Filho, ao longo de 20 anos, que sempre rejeita os requerimentos dos vereadores oposição, demonstra que a subserviência continua. Salvo raríssimas exceções.

A pequena oposição existente na Casa apresenta altos e baixos, inclusive um dos eleitos pela oposição, já declarou que o seu mandato precisa de “Substância” para sobreviver.

A dica foi objetiva, não poderia ser mais direta.

Na oposição um nome honra os votos recebidos até o presente momento. O vereador Jhonatas Monteiro (PSOL). Outro que pretende se profissionalizar politicamente é Silvio Dias (PT).

Apresentou um importante requerimento que deve ser votado na sessão de segunda-feira (8).

A proposição legislativa foi endereçada ao Secretário municipal de Saúde e ao prefeito Colbert Filho (MDB).

As informações solicitadas são pertinentes e a muito tempo questionadas por significativa parcela da população feirense.

Inicialmente o edil solicita informações sobre o valor orçamentário destinado ás ações de enfrentamento do coronavírus no município.

Agrega nas solicitações pedido de informações sobre os valores repassados pelo Governo Federal e Ministério da Saúde, para as ações de gestão da pandemia no município feirense.

Pede também o valor dos recurso, que já chegaram ou estão previstos, oriundos de emendas parlamentares.

O vereador ainda solicita informações completas sobre quantos testes rápidos de detecção do vírus foram adquiridos pela Prefeitura, quais os critérios de distribuição nas unidades de saúde e os números referentes a aplicação efetuada, além do valor investidos na aquisição de máscaras de proteção facial e quantidade.

São informações que o gestor deveria estar informando à população trimestralmente, e não fez ou faz. Aceita ser questionado pela sociedade, que gera suspeitas e dúvidas na aplicação dos recursos, inclusive diante da falta de ação estratégica da prefeitura no combate à Pandemia.

Ainda sobre a vacinação, o edil pede informações sobre a equipe de servidores designados para fiscalizar da aplicação das doses no município; os casos de “fura-fila” registrados e o tipo qual punição que é prevista pela Secretaria de Saúde. ´

E questiona sobre os motivos de divergência de dados referentes a imunização entre o Município e a Secretaria Estadual de Saúde conforme consta em seus portais.

O prefeito nunca teve interesse em demonstrar transparência na sua administração, é 99% de certeza de que na segunda-feira o requerimento será rejeitado ou não entrará na pauta de votação.

O prefeito tem certeza da impunidade. No início da semana em reunião com servidores que foram demitidos, afirmou que seus cargos eram políticos e que passado as eleições poderiam perder as vagas se não fossem indicados pelos que se elegeram e estiveram com ele na campanha.

Alguns dos demitidos disseram que ele havia assegurado seus empregos caso ganhasse a eleição e não foi o que aconteceu. Ele disse que não podia fazer nada. A vaga era política e todos sabiam disso.

Se não me falha a memória, essa é a primeira vez que um político com cargo eletivo na área Execitiva, admite em reunião com mais de setenta pessoas que negocia os cargos da prefeitura com políticos eleitos e financiadores de campanha.

Esse é um procedimento ilegal, imoral, corrupto e desqualificado administrativamente.

Colbert afirmou publicamente que negociou voto por cargos na prefeitura e o acesso ao trabalho público não é por concurso ou necessariamente por competência. É indicação política.

A justiça eleitoral, ou outro segmento do poder judiciário do país vai se manifestar, ou não?

Carlos Lima.

OUTRAS NOTÍCIAS