Tempo - Tutiempo.net

Oposição a José Ronaldo mesmo com seis pré candidaturas não ameaça

Prefeito José Ronaldo

O quadro político atual em Feira de Santana, se for mantido até as convenções partidárias, pelo menos os 6 pré candidatos a Prefeito, não conseguem inviabilizar a reeleição,no primeiro turno, do  prefeito José Ronaldo, do DEM.

Essa projeção tem sido comentada nos bastidores da política feirense. Os cálculos são realizados em cima de dados não oficiais de que o colégio eleitoral de Feira de Santana, nas eleições municipais desse ano será de 346 mil eleitores.

Desses 346 mil eleitores, teremos entorno de 300 mil votos válidos.

Que atualmente podem ser divididos entre os candidatos da seguinte forma:

O principal adversário de José Ronaldo é o candidato do PT, o deputado Zé Neto, que absorveria 48 mil votos.

O deputado federal Fernando Torres (PSD) o segundo oposicionista arrastar em Torno de 22 mil votos.

Jairo Carneiro, nome que surgiu recentemente como pré candidato a prefeito, estaria numa faixa de 12 mil votos.

Temos ainda como candidato Ângelo Almeida (PSB), também da base do governador Rui Costa. Não dispõe de uma popularidade que ameace nem a candidatura de Ronaldo nem a de Zé Neto, devem receber uma votação em torno de 10 mil votos.

A intenção do governador Rui Costa é levar a eleição para um segundo turno com um maior número possível de concorrentes que tenham potencial para tirar votos de José Ronaldo no primeiro turno, no entanto esse desiderato não consegue, até o presente momento, gerar expectativa de criar capilaridade eleitoral para viabilizar esse projeto.

Em seguida vem à candidatura da professora Sidinea Pedreira, do PSOL a Prefeita de Feira de Santana, partido pequeno que surpreendeu nas eleições passadas, esse ano o seu campeão de votos deve disputar eleição para o legislativo, mas não será surpresa se receber 10 mil votos.

E finalmente Leonardo Pedreira, do PCO, não deve ultrapassar a casa dos 2 mil votos.

Essas duas últimas candidaturas não são da ‘base aliada’ do Governo do Estado.

Os seis candidatos juntos somam 104 mil votos. Com um crescimento que pode ocorrer até as eleições em outubro, os especialistas afirmam que esses números podem chegar a 138 mil votos,

Deduzindo dos 300 mil votos, significa que José Ronaldo seria eleito no primeiro turno com 162 mil votos..

São projeções que devem ser guardadas para um confronto com o resultado oficial.

cljornal

OUTRAS NOTÍCIAS