Tempo - Tutiempo.net

Passagem em desnível para o Viveiros é descartada pela ViaBahia

Incrível mais é verdade a justificativa que a empresa ViaBahia Concessionária de Rodovias S/A apresentou ao Ministério Público Federal, em atenção ao Inquérito Civil .14.004.000094/2014-40, que solicita uma passagem de desnível no Anel do Contorno na altura do bairro Viveiros, confluência com o bairro Feira X, onde a duplicação da pista corta o tráfego de veículos entre essas comunidades.

Na elaboração do referido estudo, a empresa apresentou uma série de pontos negativos relacionados a execução dessa obra, dentre eles podemos destacar:

a) A inclinação da rampa do lado do bairro Viveiros, devido à inclinação do terreno, ficará 28% muito acima do aceito por norma técnica aplicável.

b) Necessidade de desapropriação e remoção de no mínimo 10 (dez) residências.

c) A ligação, que aparentemente solucionaria os problemas de ligação entre os bairros, não trará o resultado esperado, devido à estrutura do bairro Feira X, cujo arruamento não é uniforme e não prioriza uma estrutura hierárquica entre as vias. Criando novos fluxos em vias sem dimensões para isto.

d) Passarela implantada no acesso ao bairro Viveiros será subutilizada e ficará entre as alças do dispositivo.

E para completar acrescentou que: “Ademais, foi verificado que a demanda de tráfego na localidade além de ser baixa, é basicamente composta por motocicletas de baixa cilindrada e sem placa, carroças e bicicletas.”

A situação continua sem solução aparente, os moradores da localidade sentem-se prejudicados e as alternativas apresentadas pela empresa responsável pela duplicação do Anel de Contorno setor sul da cidade, não atendem nas necessidades das comunidades.

Moradores do bairro Viveiros entraram com uma representação junto a Agência Nacional de Transportes Terrestres ANTT, em Brasília, no dia 6 de junho de 2014, gerando o processo 50500.058433/2014-03 e segundo A agência, a concessionária está estudando novas alternativas para viabilizar uma solução para o problema.   

Fonte: Redação cljornal

OUTRAS NOTÍCIAS