Tempo - Tutiempo.net

Precipitação ou interesses na exagerada avaliação do Legislativo feirense/por Carlos Lima

No momento atual não existe nenhum instrumento que possa contribuir na formulação de uma previsão de êxito no desempenho do poder Legislativo em Feira de Santana. A melhor dedução que a razão consente, é que as renovações ocorridas na sua composição, possa gerar algo de positivo.

No entanto é muito cedo para qualquer tipo de prognóstico. A não ser aqueles realizados na tentativo de usufruir vantagens pessoais.

Fazer avaliação qualitativa individual nesse momento é preciso que se conheça e se avalie a prática de cada um dos 21 vereadores.

Diante deste contexto, não vejo grandes perspectivas de que o Poder Legislativo tenha um comportamento de independência frente ao Executivo.

A começar pela apuração do roubo de mais de 100 milhões da Saúde e o envolvimento do gestor e cargos do primeiro e segundo escalão. Entre outros atos envolvidos em suspeitas de ilícitos.

Que o atual presidente da Câmara apure a apropriação indébita dos cartões alimentação dos assessores, por parte de vereadores e a parcimônia do ex-presidente, que fez questão de não investigar.

Além de tantas outras denúncias e suspeição de aplicação fraudulenta dos recursos Legislativos.

A quantidade de servidores contratados, em que o comparecimento ao trabalho nunca era registrado ou exigido, inclusive em alguns casos, os comentários os classificavam como fantasmas.

Inclusive com comunicadores, como forma de atrelá-los aos interesses da Presidência, segundo comentários que circulam nos bastidores políticos.

É preciso um certo tempo para que possamos falar sobre a exequibilidade do verdadeiro desempenho dessa Legislatura e dos membros recentemente leitos. Os reeleitos nós já os conhecemos, na sua maioria não são confiáveis.

A imprevisibilidade das ações do Legislativo encontra-se nas negociações com o poder executivo. A intenção da maioria dos vereadores é construir e preservar condições para uma possível reeleição.

Essa é a razão da submissão e renúncia de independência. Não vamos citar outras premissas, as quais ficam enclausuradas nos segredos individuais.

Não posso e não devo afirmar que a sociedade feirense possa fazer qualquer análise sobre o desempenho dessa legislatura, mesmo porque, nesse cesto algumas maçãs já estão podres.

Carlos Lima

OUTRAS NOTÍCIAS