Tempo - Tutiempo.net

Prefeitura apoia ações em prol dos autistas

Ao completar 4 anos de idade, Cintia Souza descobriu que o filho é autista. Ele não fala, não obedece a comandos e seu comportamento é inverso. Agora, aos 9 anos, Josué está indo pela primeira vez à escola, depois de enfrentar listas de espera e o preconceito. Cintia é a idealizadora da Família Azul, um grupo de mães voluntárias que se uniram com o objetivo de conscientizar e levar informação sobre o autismo, um distúrbio que afeta a capacidade de comunicar e interagir.

Nesta sexta-feira, 1 de abril, a Família Azul promoveu a I Jornada Desafios do Autismo, no auditório Dr. João Batista de Cerqueira, na Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio do Governo Municipal. O prefeito José Ronaldo de Carvalho, que abraçou a causa, compôs a mesa de abertura. Além dele, os secretários municipais Denise Mascarenhas (Saúde), Ildes Ferreira (Desenvolvimento Social) e Carlos Brito (Planejamento), além do vereador Pablo Roberto.

José Ronaldo afirmou que o Governo Municipal está disposto a contribuir no que for possível para ajudar a Família Azul – o grupo surgiu há 4 meses. “Parabenizo essas mães que tiveram a iniciativa de se unirem. Estimulo que continuem esse trabalho, vocês que são guerreiras, corajosas e determinadas. Têm uma força dentro de si que é própria de mãe”, disse emocionado.

Conforme a idealizadora do evento, a cor azul representa o número de pessoas do sexo masculino que é acometida pelo autismo. “É um distúrbio que chega sem avisar, não tem cura, mas pode ser tratado. A criança autista não demonstra fisicamente. As características são evidenciadas pelo comportamento”, explicou.

“É um transtorno que desafia o mundo”, acrescentou a mãe de Josué. Ela comentou que achava estranho o modo como o filho interagia com determinados objetos, nos primeiros anos de vida. “Quando ganhou a primeira bicicleta, aos 4 anos, ele colocou-a com as rodas para cima e o que interessava era o movimento dos pneus”, relatou.

O secretaria de Saúde observou “o amor que essas mães têm com os filhos autistas”. “Aos poucos, dentro do que for possível, vamos avançar na assistência oferecida. Esse foi apenas o primeiro passo”, afirmou.

O secretário Ildes Ferreira comentou que a população ainda é desinformada com relação a esse distúrbio, que é caracterizado pela dificuldade na comunicação, limitação verbal e não verbal, associado a comportamento repetitivos, acesso restrito e atividade limitada. “Obrigado a Família Azul, que agora passa a ser a minha família também”, disse.

Neste sábado, Dia Mundial da Conscientização do Autismo, haverá uma caminhada. A concentração será nas imediações do Feira Palace Hotel, no cruzamento entre as avenidas Maria Quitéria e Getúlio Vargas. O secretário municipal de Meio Ambiente, Roberto Tourinho, também prestigiou da abertura do evento.

Secom/Feira

OUTRAS NOTÍCIAS