Tempo - Tutiempo.net

Prefeitura de Feira de Santana abandona Biblioteca Arnold Silva/por Carlos Lima

O que deveria ser uma rápida reforma nas instalações elétricas e alguns reparos pontuais na Biblioteca Municipal Arnold Silva, se transformou num ato de irresponsabilidade administrativa e abandono injustificável.

Fechadas desde o dia 8 de janeiro completará quatro meses amanhã (8.05), sem que exista qualquer previsão para a conclusão dos trabalhos.

Estamos vivendo um governo que não se preocupa com as prioridades educacionais do município, como deveria. O governo  municipal iniciou no dia 12 de setembro de 2006 a segunda fase da modernização da Biblioteca e nunca concluiu.

O seu acervo está completamente defasado, a informatização praticamente não foi realizada, e e os equipamentos anunciados, naquela oportunidade, como dez computadores e mais de uma dezena de notebooks, não chegaram ou desapareceram, não se tem notícias sobre eles.

Existem uns poucos para uso dos servidores, que em quase 14 anos ainda estão catalogando o acervo.

Não existe climatização em todo o espaço, apenas um ventilador funciona em uma das salas no andar superior.

O crime se consolida na manutenção dos livros, grande parte rasgados, faltando páginas, e destroçados.

Todos nós sabemos que a informatização é uma necessidade prioritária para as bibliotecas públicas.

O setor em braile é um desastre, a proposta de modernização também previa a interação entre o deficiente visual e a máquina. Com o programa e profissionais para treiná-los, eles estariam utilizando esses recursos em pouco empo. Nada aconteceu.

O quadro de servidor lotado na Biblioteca é insuficiente, muitos já se aposentaram e a maioria deles contratados através de cooperativa sem qualquer qualificação para o setor. É um desastre.

A reforma atual, abandonada, é uma prova inconteste do descaso dos últimos 20 anos de administração no município.

Carlos Lima

OUTRAS NOTÍCIAS