Tempo - Tutiempo.net

Prefeitura de Feira faz laboratório com tecnologia de contato com o cidadão

Tecnologia de contato cidadão

Já funciona em período experimental na Prefeitura de Feira de Santana, uma tecnologia que proporciona contato direto entre o cidadão e o governo, com espaço para solicitação de demandas diretamente às diversas secretarias e autarquias municipais.

É a plataforma 1DOC, um sistema que já funciona em várias grandes cidades e que chega a Feira de Santana de forma pioneira na Bahia.

Desde a última segunda-feira, 17, a plataforma 1DOC tem participado como piloto das rotinas da Fundação de Tecnologia da Informação Telecomunicações e Cultura Egberto Tavares Costa (FUNTITEC), escolhida por ser uma autarquia que promove inclusão à tecnologia e difusão de projetos científicos.

Também na Secretaria de Serviços Públicos (SESP), que possui muita demanda externa.

Após período de seis meses para experiência e adaptação, a plataforma será usada em todas as secretarias e autarquias da prefeitura.

Neste primeiro momento, a plataforma está sendo utilizada internamente, através de cadastro e adaptações.

O objetivo é que logo seja liberado o acesso ao público, onde o cidadão já vai acessar as demandas.

O objetivo da 1DOC é reunir todos os documentos de forma rápida, eficiente, segura e acessível.

A empresa operadora já tem o sistema instalado em cidades no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Paraíba, Pernambuco. Feira de Santana é a primeira da Bahia.

Katiuscia Gusmão, Chefe do Setor de Divisão Administrativa da Funtitec, acredita que a plataforma será uma boa aliada às demandas da autarquia, tendo em vista a praticidade e economia nas formas de produção.

“A ideia é otimizar o fluxo de informações dentro da Prefeitura. Inicialmente aqui na Fundação. Permitirá que a gente possa controlar, analisar essas informações e também facilitar a vida do cidadão, com demandas extras, além de economizar papel, tonner, combustível, carro, para manter esse fluxo de informações”, explica.

A plataforma tem o dinamismo e facilidades dos aplicativos utilizados no tablet ou celular. O solicitante receberá notificações através de sms ou e-mail.

“Hoje, o cidadão está habituado às tecnologias como whatsapp e facilidades de ter informações no celular. E ele gostaria de ter os serviços públicos com o mesmo dinamismo, com a mesma riqueza de informação que ele tem nos aplicativos”, compara Jéferson de Castilho, fundador da plataforma 1DOC.

Secom

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on email

OUTRAS NOTÍCIAS