Tempo - Tutiempo.net

Prefeitura disponibiliza 10 mil mamografias no Outubro Rosa

Especialmente durante este mês, as unidades prestadoras da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aumentaram a cota para a realização da mamografia. São 2.500 para cada uma das quatro, o que resulta num total de 10 mil.

 

As mulheres estão sendo encaminhadas para o CMDI (Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem), Ceparh (Centro de Pesquisa em Reprodução Humana), IMA (Instituto de Mastologia) e Hospital Dom Pedro de Alcântara.

 

Com essa medida, a Secretaria de Saúde amplia o acesso das mulheres – foco das ações do Outubro Rosa – ao exame. Através dele, é possível diagnosticar o câncer.

 

A coordenadora do Paism (Programa Municipal de Assistência Integral à Saúde da Mulher), Graça Passos, afirma que a demanda às unidades pode ser espontânea.

 

Ela ressalta que diversas atividades estão sendo promovidas pela cidade, tanto nas unidades de saúde quanto nos espaços públicos, para alertá-las sobre a importância do autoexame das mamas e da realização da mamografia.

 

“Quanto mais cedo o câncer for diagnosticado mais rápido o tratamento terá início, possibilitando a essa mulher maiores chances de cura”, afirma.

 

Graça Passos observa que elas estão mais conscientes quanto aos cuidados com a sua saúde.

 

Nesta quinta-feira, 9, as ações do Outubro Rosa foram levadas para o Espaço de Cultura Marcos Moraes, na avenida Getúlio Vargas.

 

Além da oferta de atendimentos com o clínico geral, estão sendo prestadas orientações de promoção à saúde. As mulheres também podem realizar os testes rápidos do HIV-aids e das Hepatites B e C.

 

Os serviços estão sendo prestados na Unidade Móvel de Saúde e no ônibus do Programa Saúde na Escola, ambos da SMS.

Fonte: Secom/Redação

OUTRAS NOTÍCIAS