Tempo - Tutiempo.net

Prefeitura, Exército e entidades comunitárias iniciarão enfrentamento ao mosquito

Preparação combate a Zika

Entre os dias 11 e 18 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde, através da vigilância Epidemiologica, realizará diversas ações educativas e preventivas no município com o objetivo de controlar a incidência e a disseminação do mosquito Aedes Aegypti.

O Dia D, intitulado “Sábado da Faxina”, ocorrerá no próximo dia 13 em todo o país. A mobilização social de enfrentamento ao mosquito contará com o apoio do Exército.

A ação de controle do aedes aegypti, em caráter emergencial, envolve a população, técnicos da Vigilância Epidemiológica, Agentes Comunitários de Endemias, Agentes Comunitários de Saúde e o efetivo militar do Exército na execução de atividades de prevenção, eliminação de criadouros.

Segundo a coordenadora da Viep, Francisca Lúcia, “o objetivo é promover a educação em saúde minimizar índices de infestação, evitar a disseminação dessas doenças e sobretudo, sensibilizar a população sobre a importância de serem agentes multiplicadores da informação”, ressaltou.

A ação contará com o apoio de diversas secretarias, dentre elas Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Comunicação, Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Estadual de Educação, além de associações de bairros que irão colaborar com a ação.

O treinamento do Exército ocorrerá entre os dias 11 e 12 e será realizado no auditório do 35° Batalhão de Infantaria, ministrado por biólogos da Secretaria Municipal de Saúde e as ações propriamente ditas serão realizadas a partir dia 13 de fevereiro.

OUTRAS NOTÍCIAS