Tempo - Tutiempo.net

Primeiro balanço sobre a segurança na Micareta

As forças de segurança que atuam na Micareta 2013 apresentaram o primeiro balanço dos dois primeiros dias da festa. Os números são considerados altamente satisfatórios.

A extinção do corredor de camarotes e a ampliação da iluminação na área, foram consideradas eficientes, além da presença dos policiais ao longo de todo percurso, impediram a ação dos marginais.

Em relação as brigas no circuito da folia houve um aumento de 112,5%, entre o ano passado e esse ano até às primeiras horas de sexta feira.

Não houve aumento no item lesão corporal, os flagrantes foram dois – um a mais do que em 2012, e não houve apreensão de armas de fogo.

A Delegacia do Adolescente Infrator notificou uma lesão corporal, uma briga e dez menores foram liberados mediante termo de responsabilidade.

De acordo com a Polícia Civil, que apresentou os índices estatísticos, a maioria das ocorrências aconteceu nas proximidades da área da concentração da festa.

Cel. Adelmário Xavier, comandante do Policiamento Regional Leste, afirmou que a reunião um balanço será realizado todos os dias da Micareta, visando fazer as correções que forem necessárias.

O número de atendimentos nos dois postos de saúde montados pela Secretaria Municipal de Saúde, ao longo do Circuito Maneca Ferreira, nos dois primeiros dias da Micareta foi 2,5 vezes menor do que o mesmo período do ano passado.

De acordo com o coordenador José Leal, neste ano foram prestados 83 atendimentos clínicos, contra 207 em 2012. A maioria foi resultado de brigas.

Ele afirmou que a expectativa era que os números fossem maiores, porque grandes nomes da música baiana se apresentaram, como a banda Chiclete com Banana e Daniela Mercury, que tradicionalmente arrastam grandes multidões.

No geral a Micareta 2013 transcorre com um índice de violência bem menor do os anos anteriores, a esperança é de que esses números se mantenham nesse patamar de aceitação diante da grandeza da festa.

Fonte: Redação com informações da Secom

OUTRAS NOTÍCIAS