Tempo - Tutiempo.net

Problema dos professores se agrava e Adufs discute com reitoria

A Associação dos Docentes da Uefs (Adufs) reuniu-se com a reitoria da para discutir a situação dos professores selecionados que estão trabalhando sem contrato e com pagamento por indenização, o que inclui 14 profissionais.

O debate, no entanto, acabou centrado no problema do atual quadro docente, que impede a realização de concursos e as promoções na carreira. A negativa do governo em ampliar o quadro de vagas e em autorizar os concursos públicos tem forçado a instituição a optar pelo processo de seleção para garantir professor em sala de aula.

Afrontando a autonomia universitária e mantendo o orçamento aquém das necessidades, o governo tem causado sérios prejuízos às Universidades estaduais.

Além da falta de vagas no quadro docente, que precisa ser redefinido através de um Projeto de Lei encaminhado pelo governador à Assembleia Legislativa, a morosidade da Secretaria da Administração (Saeb) e do Conselho de Política de Pessoal (Cope) em autorizar a nomeação e contratação de docentes tem levado a Uefs, em comum acordo com os Departamentos, a autorizar a entrada em sala de aula de professores selecionados sem a devida contratação, se esses assim aceitarem.

Na reunião com a reitoria, Elson Moura, diretor da Adufs, informou que a entidade reuniu-se com alguns dos professores que enfrentam o problema e reforçou a preocupação com a possibilidade de naturalização dessa situação, que precariza ainda mais o trabalho docente. Em 2012, a associação também tratou da mesma questão com a reitoria e os docentes envolvidos.

Rubens Alves, pró-reitor de Ensino de Graduação, relatou que a instituição resistiu em autorizar a entrada dos professores em sala de aula sem contrato.

“Chegou o momento em que ou liberamos o profissional para trabalhar, ou o semestre letivo seria inviabilizado”, justificou, informando que a situação é desconfortável para a universidade, os docentes e os alunos.

CANCELAMENTO DO SEMESTRE

O Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão da Uefs (Consepe) encaminhou à Secretaria Estadual da Educação (SEC) um documento relatando a impossibilidade de iniciar o semestre de 2013.2, caso o governo não viabilize a imediata contratação dos professores selecionados e, sobretudo, a ampliação do quadro de vagas efetivo, que está esgotado em todas as classes.

A situação compromete o planejamento e as ações acadêmico-institucional das pró-reitorias, dos departamentos e dos colegiados.

Fonte: Adufs

OUTRAS NOTÍCIAS