Tempo - Tutiempo.net

Procura pela vacina contra a gripe é baixa nas unidades de saúde

Foto: Raylle Ketlly

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza chega ao fim dia 31 de maio e, até o momento, foram aplicadas 77.724 doses da vacina em Feira de Santana, o que representa 32,99% da cobertura vacinal.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Francisca Lúcia Oliveira, o quantitativo de doses aplicadas é considerado baixo já que a campanha está chegando ao fim. “Infelizmente estamos com baixa procura pela dose da vacina nas unidades de saúde”, afirma.

Ainda de acordo com ela, para ficar protegido o cidadão deve receber a dose uma vez ao ano e muitas pessoas acreditam que por ter recebido a dose no ano anterior não precisam se vacinar mais.

A meta este ano é vacinar 90% da população que se enquadra nos grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde, representando 227 mil pessoas.

Tem direito a vacina crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, pessoas com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores da saúde, professores de escola pública e privada, indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade que cumprem medidas socioeducativas, população privada da liberdade e  funcionários do sistema prisional.

Este ano o Ministério da Saúde incluiu profissionais da força de segurança e salvamento. Para receber a dose é necessário apresentar somente a carteira de identidade oficial, cartão SUS, caderneta de vacinação e dirigir-se a unidade de saúde mais próxima. “Esclarecemos que a Secretaria de Saúde não realiza a aplicação da vacina”, ressalta a coordenadora.

Estão disponíveis 149.600 doses da vacina gratuita que protege contra o vírus H1N1, H3N2 e o Influenza B em todas as unidades de saúde para o público alvo da campanha.

O Governo do prefeito Colbert Martins, por meio da Secretaria de Saúde, tem traçado estratégias para que as unidades de saúde se mantenham abastecidas com as doses da vacina.

PMFS

OUTRAS NOTÍCIAS