Tempo - Tutiempo.net

Projeto “Adote uma Lixeira”. Transfere Responsabilidade/Por Carlos Lima

Lixeira Pública construída pela Prefeitura de Feira de Santana

O vereador Luiz da Feira (PCdoB) dá provas de que o Sistema de Limpeza Pública de Feira de Santana é um caos.

Ele apresentou Projeto de Lei, aprovado pelo Legislativo, que dispõe sobre o projeto “Adote uma Lixeira”.

Na votação apenas três vereadores se abstiveram.

“Segundo o autor da nova Lei, a especificidade do projeto é manter a cidade limpa, além de permitir que o município possa adotar parcerias com entidades sociais, empresas privadas e pessoas físicas que demostrem interesse em financiar a instalação e manutenção de lixeiras públicas na cidade, em contra partida poderia utilizar o espaço com publicidade”.

 Outro absurdo é que os interessados podem instalar essas lixeiras próximas do seu estabelecimento comercial ou onde desejar, seguindo apenas as especificações definidas pela Prefeitura, como cores e formato.

Tal ordenamento já foi promovido pela Prefeitura em parceria com empresas  contratadas para realizarem a limpeza pública e coleta de lixo no município. Elas foram espalhadas na cidade e em pouco tempo destruídas.

A Lei aprovada pelo vereador confirma a ineficiência do sistema de limpeza e coleta de lixo no município, que embora possua um alto custo ao erário, continua e continuará deficitário e com graves suspeitas de superfaturamento.

Inclusive as empresas que vencem os processos licitatórios, na sua maioria são interligadas, provocando um vício na sua contratação, nunca se propuseram a realizar qualquer campanha educativa referente à responsabilidade do cidadão em contribuir para manter a cidade limpa.

Como criar uma Lei definida como “Adote uma lixeira”, se não existe uma cultura voltada para preservar e manter limpa a cidade.

Uma cidade onde nos finais de semana não existe coleta de lixo em vários bairros e pontos, e a presença do veículo coletor só acontece na terça feira, como é o caso do Conjunto Habitacional Feira VII, é praticamente impossível reconhecer a eficiência desse sistema.

Primeiro, a prefeitura deveria ser mais competente em suas obrigações e determinar prioridade vital no Sistema de Limpeza Pública do Município, que segundo reconhecimento comunitário é um desastre.

Essa Lei aprovada autorizando uma parceria com empresa já existiu no município, mas levar essa condição ao cidadão comum é um absurdo.

Já se fala em cobrar taxa de lixo, agora uma Lei diz que o cidadão deve adotar  uma Lixeira.

Não vai demorar surgir uma nova Lei determinado que o cidadão também adote um trabalhador do setor.

Mesmo porque, fica claro que o legislativo trabalha para defender os interesses do Executivo e não do povo.

O que presenciamos nessa Lei é uma transferência de responsabilidades. Isenta o governo e penaliza o povo .

Carlos Lima

OUTRAS NOTÍCIAS