Tempo - Tutiempo.net

Projeto Arte e sabor do Instituto Tomie Ohtake chega em Feira de Santana

Formação

O projeto Arte e Sabor Feira de Santana, iniciativa do Instituto Tomie Ohtake, de São Paulo, em parceria com a Fundação Nestlé Brasil e a Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana, na Bahia, vai reunir 70 merendeiras da rede pública municipal de ensino da cidade para participar de cinco encontros com profissionais das mais diferentes áreas: chef de cozinha, contadores de história, médica pediatra, nutricionista, educadores e artistas.

A capacitação profissional será realizada entre hoje e o dia 15 de julho.

O objetivo é oferecer as merendeiras uma formação sobre saúde, nutrição e convidá-las a refletir sobre as suas práticas cotidianas de preparo e manuseio de alimentos.

Em especial, elas irão conhecer os diálogos entre a alimentação e a arte, que passa desde o uso dos alimentos em obras por artistas de diferentes épocas até a preocupação com a apresentação estética dos pratos.

A proposta também pretende contribuir para a formação dessas profissionais de forma lúdica e afetiva com o intuito de promover a melhora na qualidade das refeições de mais de 20 mil alunos atendidos na cidade.

Segundo a coordenadora da Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake, Ana Luiza Bringuente “a originalidade do projeto encontra-se na interdisciplinaridade, uma vez que reúne especialistas das mais diversas áreas de conhecimento”.

Para a secretária de Educação Municipal de Feira de Santana, Jayana Ribeiro a proposta da formação é inovadora uma vez que mexe com os vários sentidos e com um olhar diferenciado para a alimentação que é oferecida aos nossos alunos.

Uma boa refeição na escola não depende exclusivamente dos ingredientes, mas também da criatividade e do interesse destas profissionais tão importantes que são as merendeiras.

SOBRE O PROJETO

O Arte e Sabor é realizado desde 2013 pela Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake com patrocínio da Nestlé. Sua finalidade é contribuir para a formação de merendeiras da rede pública de ensino com um curso que reúne oficinas com chefs de cozinha que utilizam ingredientes que fazem parte do cardápio das escolas, palestras com médico e nutricionista, além de oficinas de artes e contação de histórias.

Também será distribuído aos participantes o livro “Para comer com os olhos”, de Renata Sant’Anna. O curso inclui ainda visita a uma instituição cultural local. O Arte e Sabor já foi realizado em São Paulo (SP) e Niterói (RJ).

Sobre a Fundação Nestlé Brasil

A Fundação nasceu em 1987 e é responsável pelo gerenciamento do investimento social feito pela Nestlé no Brasil. A sua estratégia de apoio está focada em projetos que tenham como temáticas as questões relacionadas à Nutrição, Desenvolvimento Rural e Água.

Entre as ações desenvolvidas pela Fundação Nestlé Brasil está o Programa Nestlé Nutrir Crianças Saudáveis, iniciativa que promove hábitos alimentares saudáveis e atividade física para crianças em idade escolar. O programa já impactou 2,3 milhões de crianças desde 1999.

Palestrantes e programação

1) Tatiana Lunardelli

Possui graduação em História, especialização em História da Arte e mestrado em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP.

Desde 2006 adotou a gastronomia como objeto de estudo, inicialmente analisando o trabalho de Alex Atala e durante o mestrado (2010-2012) analisando o trabalho de Helena Rizzo, Raphael Despirite e Henrique Fogaça. Atualmente é doutoranda no PPG de Comunicação e Semiótica da PUC-SP focando o estudo no processo criativo de chefsde cozinha. É professora da Pós Graduação em Gastronomia Brasileira do SENAC ministrando a disciplina “Estética do Prato”.

O encontro com Tatiana Lunardelli–Apresentação dos pratos

O encontro será inteiramente desenvolvido com a utilização de imagens, e tem como objetivo propiciar a reflexão sobre características, o intercruzamento de aspectos estéticos de alguns pratos tradicionais da culinária brasileira, as possibilidades de novas apresentações desses mesmos pratos ou ingredientes desenvolvidos por chefs contemporâneos e trabalhos artísticos desenvolvidos com ou sobre alimentos.

2) Adriano Machado

Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Atua na área artística, com produção e pesquisa sobre imagens.

Desenvolve projetos com o pensamento da arte contemporânea, por meio das linguagens da fotografia, do vídeo e experimentos relacionados às impressões, como a serigrafia, colagem digital e manipulações, além de atuar como designer gráfico. Participou das exposições Salão de Artes Visuais da Bahia, Circuito das Artes, entre outras.

O encontro com Adriano Machado – Relação com a comida e cozinhar como arte

A oficina de artes com Adriano Machado visa proporcionar às merendeiras experiências estéticas e afetivas que possibilitam a criação de novos sentidos para as paisagens, os sujeitos e os objetos presentes no seu dia a dia. Trata-se de um momento voltado para repensar a relação com a comida e o cozinhar como arte.

3) Marta Baltazar dos Santos Cerqueira

Mãe de dois filhos, um menino de 14 anos e uma menina de 10 anos, possui graduação em medicina pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (1996). É mestranda em docência para o ensino superior em saúde do CEDESS/UNIFESP. Atualmente é gestora médica da unidade pediátrica Sobaby do Hospital Martagão Gesteira de Salvador/BA, onde também desenvolve a função de preceptora da residência médica em pediatria.

Desde 2014 é consultora da saúde da criança e aleitamento materno na Bahia pela CGSCAM/Ministério da Saúde. Integra, desde 2013, o quadro de docentes do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

O encontro com Marta Baltazar dos Santos Cerqueira – Saúde das crianças

O encontro com a pediatra Marta Cerqueira tem como objetivo refletir sobre os diferentes significados de saúde, que abrangem desde a boa disposição física e mental até o bem-estar entre as pessoas.

Busca ainda apresentar àsmerendeiras um conjunto de ações e medidas de saúde voltadas para a prevenção de doenças. Entre elas, a importância da adoção de hábitos saudáveis de alimentação, que devem ser estimulados desde a infância.

4) Neide Kocca

Licenciada em Artes Visuais pela Universidade Leonardo da Vinci, atualmente é aluna do curso de Pós-Graduação em Arte Educação pela mesma instituição. Atua como contadora de história há aproximadamente vinte anos. Como atriz já se apresentou em palcos de diferentes cidades do país, tais como o Festival Nacional de Teatro de Curitiba, o Festival de Teatro Diplomata de Salvador, entre outros.

O encontro com Neide Kocca – Contação de Histórias

Uma das mais antigas artes da humanidade, a Contação de História é um convite às merendeiras, a partir da imaginação, a refletir sobre a sua própria vida. Tem o objetivo ainda de despertar a sensibilidade dessas profissionais para a importância do papel que desempenham na comunidade escolar, bem como fortalecer os vínculos sociais e afetivos do grupo participante do projeto.

5) Rita de Cássia O. Lluis

Técnica em Gastronomia pela HOTEC – Escola de Hotelaria de São Paulo (2006). Como chef de cozinha, trabalhou em buffets regionais e temáticos, além de participar de feiras internacionais de alimentação. Atuou também como instrutora em cursos de culinária para os mais diversos públicos; entre eles, as merendeiras da Ilha de Marajó (Projeto Rondon – 2012). Atualmente é aluna do curso de Nutrição da Faculdade de Tecnologia e Ciência, em Feira de Santana, Bahia.

O encontro com Rita de Cássia O. Lluis – Receitas com a chef

A partir dos alimentos que compõem a merenda escolar, a chef Rita de Cássia tem a missão de elaborar receitas inovadoras, marcadas por combinações inusitadas de cores, sabores e texturas. A proposta é mostrar às merendeiras que, com um pouco de criatividade, é possível preparar pratos de “encher olhos e bocas”, mesmo tendo um número limitado de alimentos à disposição.

6) Sarah Teodoro

Graduada em Nutrição pela Faculdade Nobre (2009), atualmente é nutricionista residente no curso Saúde da Família pela Escola Estadual de Saúde Pública – EESP da Bahia. Trabalhou como nutricionista em diversas instituições em Feira de Santana. Tem experiência ainda na realização de palestras e treinamentos sobre manipulação de alimentos, alimentação saudável para crianças de 05 a 12 anos, preparo de dietas, entre outros.

O encontro com Sarah Teodoro – Nutrição

As diferenças entre alimentação e nutrição, a função dos nutrientes, a higiene no preparo dos alimentos, bem como nos processos de estocagem e conservação são alguns dos temas a serem discutidos nesse encontro com Sarah Teodoro, que tem como finalidade aprimorar o preparo da merenda escolar.

                                                                                                                                                 Secom/Assessoria do Instituto

OUTRAS NOTÍCIAS