Tempo - Tutiempo.net

Registrados mais de 200 acidentes de moto com vítimas neste mês em Feira de Santana

Mostrar ao motorista que aquela vítima poderia ser ele

Uma briga de casal que provocou uma perseguição no trânsito, resultando em um acidente entre uma moto e um carro com duas vítimas graves. Esta cena chamou a atenção de muitas pessoas que passavam pelo centro da cidade na manhã desta sexta feira, 21.

O simulado promovido pelo Samu e Corpo de Bombeiros, em parceria com a Superintendência Municipal de Trânsito e demais entidades relacionadas às atividades da Semana Nacional do Trânsito, marcou o encerramento das atividades no estacionamento da Prefeitura Municipal de Feira de Santana. A ação promoveu o treinamento e a interação de todos os órgãos envolvidos com o trânsito da cidade, e chamou a atenção para os riscos causados pela imprudência no trânsito.

Enquanto a SMT organizava o tráfego para preservar o local do acidente, o Samu e bombeiros realizaram a simulação do resgate das vítimas, destacando a importância na eficiência do tempo de atendimento aos acidentados.

De acordo com o Samu, somente no mês de agosto deste ano, 200 ocorrências envolvendo motos foram registradas, e aos finais de semana este tipo de atendimento tem a maior recorrências junto aos casos de violência.

Agentes do núcleo de educação para o trânsito da SMT encerraram as atividades da Semana Nacional do Trânsito com uma distribuição de rosas amarelas, com o objetivo de conscientizar os motoristas a serem mais cordiais no trânsito.

Na ação socioeducativa, a distribuição de rosas nas sinaleiras foi acompanhada de mensagens de conscientização para que o motorista compreenda que o trânsito é feito por pessoas e não por veículos.

O encerramento das atividades contou com a presença de todos os participantes desta ação, a Superintendência Municipal de Trânsito- SMT, a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito – SMTT, o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT), Serviço Social do Comércio – SESC, a Polícia Rodoviária Federal (PRF/BA), a 3ª Circunscrição Regional de Trânsito (3ª Ciretran), a Polícia Militar da Bahia (PM/BA), através do Pelotão Asa Branca, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM/BA), além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), Guarda Municipal, e a Associação das Auto Escolas de Feira de Santana -SINDAUTO, 3 ciretran, sest/senat, Samu, PRF, Esquadrão Asa Branca.

Em um momento de destaque, o superintendente municipal de Trânsito de Feira de Santana, Mauricio Carvalho, homenageou a equipe do núcleo de educação para o trânsito da SMT, pelo empenho e dedicação no trabalho de conscientização e educação dos motoristas.

“Devemos comemorar porque temos diminuído índices de acidentes e mortes no trânsito de Feira de Santana. Mas não podemos parar o trabalho, nosso principal dever não é punir, mas educar. O Trânsito deve nos dar qualidade de vida. Temos que nos empenhar para fazer o nosso papel como cidadão”.

Maurício destacou ainda a união entre as forças dos órgãos de trânsito, para os projetos de ordenação, e sinalização do anel de contorno. “Não temos competência para intervir numa rodovia, mas buscamos a parceria com a PRF e o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte – DNIT, 3å Ciretran e Via Bahia, para proporcionar melhorias neste importante anel viário já que ele pertence à nossa cidade, e faz parte da rotina da vida de toda a nossa população”. As primeiras intervenções deste projeto de colaboração devem ser iniciadas em outubro deste ano, nas imediações dos bairros Jomafa e 35ø BI, e pretendem proporcionar mais segurança à via.

Secom

OUTRAS NOTÍCIAS