Tempo - Tutiempo.net

SAÚDE DEFINE ESQUEMA DE TRABALHO PARA A MICARETA

Toda a rede municipal de saúde estará mobilizada durante a Micareta de Feira de Santana, que vai acontecer de 23 a 26 de abril.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai montar um posto fixo para pronto atendimento, na rua Vasco Filho, bem como estará com equipes de plantão nas policlínicas e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Mangabeira.

Aproximadamente 300 profissionais estarão atuando de forma intensiva na festa, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal administrativo.

Ambulâncias convencionais e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estarão posicionadas em locais estratégicos e de fácil acesso, inclusive na concentração e dispersão.

Os trabalhos das equipes serão iniciados na quarta-feira, 22, quando desfilam no circuito Maneca Ferreira os blocos alternativos.

E só termina quando a última atração deixar a avenida Presidente Dutra, na madrugada do dia 27.

“Todos os profissionais envolvidos com a festa são pessoas treinadas e capacitadas para prestar o atendimento adequado às pessoas que forem para a Micareta”, assegura Marydalva Leão, coordenadora do Setor de Eventos.

Ela acrescenta que as equipes de plantão nas policlínicas e na UPA também estarão mobilizadas para prestar o atendimento.

Já os prepostos da Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) e do Programa Municipal DST/HIV/Aids estarão desenvolvendo trabalho educativo.

Receita Federal inicia operação de combate a fraudes no Imposto de Renda

Daniel Lima

A Receita Federal iniciou hoje (12) a Operação Filhos do Vento, com o objetivo de combater fraudes em declarações do Imposto de Renda Pessoa Física.

As fraudes foram descobertas no Distrito Federal, no Rio de Janeiro, em São Paulo, na Bahia e no Paraná. A Polícia Federal também participou da operação.

De acordo com a Receita, foram identificados diversos indícios de fraudes em declarações já entregues.

O aumento artificial de despesas passíveis de abatimento da base de cálculo do Imposto de Renda, principalmente nas pensões alimentícias, é uma das irregularidades descobertas. Para a Receita, as fraudes indicam que houve prática de estelionato e de crime contra a ordem tributária.

O crédito tributário sonegado pode ser superior a R$ 100 milhões, segundo a Receita.

O Fisco alerta que nas investigações feitas até agora respondem pelo crime tanto o profissional responsável pelo preenchimento e a transmissão das declarações quanto os contribuintes que se valeram do artifício fraudulento.

Caso comprovado, os nomes serão encaminhados ao Ministério Público Federal para que respondam a ações penais.

As fraudes descobertas continuarão a ser investigadas pela Operação Nacional de Fiscalização em Pessoas Físicas em 2015, uma nova ação de prevenção de fraudes a ser lançada nos próximos dias.

Os envolvidos podem, porém, escapar das punições se retificarem as declarações antes de serem intimados pela Receita Federal.

Se não o fizerem, a multa pode chegar a 150% do valor irregularmente deduzido, além da citada representação criminal. A pena pode variar de um a cinco anos de prisão e multa.

Segundo a Receita Federal, a operação foi batizada de Filhos do Vento em alusão à grande quantidade de beneficiários fictícios de pensão alimentícia criados pelos operadores do esquema irregular.

Este ano, o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física começou no último dia 2 e termina no dia 30 de abril.

As pessoas que entregam a declaração no início do prazo têm prioridade para receber a restituição, caso não preencham a declaração com erros ou omissões.

Na mesma situação estão incluídas pessoas com mais de 60 anos, portadoras de moléstia grave ou com deficiência física ou mental.

Fonte: Secom/Feira de Santana

OUTRAS NOTÍCIAS