Tempo - Tutiempo.net

SECRETARIA DE SAÚDE ESTÁ CAPACITANDO PROFISSIONAIS SOBRE FEBRE CHIKUNGUNYA

Médicos e enfermeiros da rede municipal de saúde participaram nesta terça-feira, 23, no auditório Dr. João Batista de Cerqueira, na Secretaria Municipal de Saúde, de um treinamento sobre a febre do Chikungunya.

 

O trabalho visa a preparação dos profissionais de saúde do município para que tenham condições de fazer o diagnóstico com precisão e diferenciar a Chikungunya de outras doenças com sintomas parecidos.

 

“Não podemos correr o risco de subestimar algum caso”, disse Kleber Luz, do Instituto de Medicina Tropical do Rio Grande do Norte, consultor técnico do Ministério da Saúde, e especialista no tema, que veio a Feira de Santana especialmente para ministrar a capacitação.

 

Segundo ele, a febre Chikungunya surge de maneira súbita e alta, pode chegar aos 39º (graus).

 

Ainda de acordo com o especialista, a principal característica que a diferencia da dengue, é que “a dengue não provoca artralgia que compromete as articulações provocando dores nas juntas”.

 

Ele explicou também que o tratamento na fase aguda é efeito apenas com analgésicos e uma boa hidratação, “passada essa fase e se não for superado o problema, podem ser usados Anti-inflamatórios”.

 

Não há vacina contra a Chikungunya e os cuidados preventivos são os mesmos usados para o controle da dengue. A secretária de Saúde Denise Mascarenhas informou que Feira de Santana saiu na frente e “está mobilizada em relação ao problema”.

 

“Não só conseguimos detectar o tipo de doença que estamos lidando, como articulamos providências nas demais esferas de saúde estadual e federal para o enfrentamento seguro dessa nova doença”, salientou.

 

A secretária também faz um apelo á população, para que não deixe de notificar qualquer caso suspeito procurando o posto de saúde mais próximo.

 

Em Feira de Santana, 309 casos foram notificados, e 14 deram positivo para febre chikungunya.           

Fonte: Secom/Feira de Santana

OUTRAS NOTÍCIAS