Tempo - Tutiempo.net

TEM INICIO A CIRANDA POLÍTICA EM DIREÇÃO AO PAÇO MUNICIPAL EM 2020

José Ronaldo e Dayane Pimentel

O novo e promissor nome no tabuleiro da política feirense em direção ao Paço Municipal de Feira de Santana é o da deputada federal Dayne Pimentel (PSL).

Porquê ela?

Primeiro pelo fato da deputada ser ligada ao presidente eleito Jair Bolsonaro, que também recebeu o apoio do ex-prefeito e candidato a governador da Bahia, José Ronaldo de Carvalho.

Segundo, caso a administração do governo de Bolsonaro se consolide naturalmente a deputada será catapultada com potencial para se eleger em 2020, prefeita de Feira de Santana, mesmo porque também estará contando com o apoio do ex-prefeito José Ronaldo.

Colbert Martins da Silva Filho, atual prefeito não deverá contar com o apoio de José Ronaldo, uma veza que deverá fazer parte do governo de Jair Bolsonaro, é o que se especula.

Mesmo Colbert com a possibilidade de deixar o MDB, indo para o PSL, não será o indicado. Indo para outro partido e definindo por candidatura a reeleição ficará em desvantagem politicamente.

Primeiro porque não terá apoio do governo federal, estadual e do ex-prefeito que ele sucedeu. Logicamente saindo a reeleição fará uma campanha solo, tendo como base a sua administração nos quase dois anos de mandato.

Zé Neto, após ser eleito deputado federal, deverá trocar o seu cenário político de Feira de Santana por Brasília, será uma ausência a ser sentida.

Pela força política que possui junto ao governador reeleito Rui Costa, poderá ser ungido  e se tornar o candidato a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores – PT.

Entretanto é importante ressaltar que há possibilidade de outros nomes virem a pauta, exemplo: Carlos Geilson caso esteja bem nas pesquisas de intenção de votos em Feira de Santana, conforme confirmado pelo próprio  governador.

Ewerton Carneiro (TOM), no tocante a este candidato que se declarou representante da comunidade religiosa Evangélica, em particular da Igreja do Evangelho Quadrangular, existem inúmeros questionamentos.

A afirmativa feita pelo deputado estadual eleito nessas eleições de 2018, vai de encontro a realidade política desse segmento religioso em Feira de Santana.

Primeiro porque o deputado estadual José Arimateia, pastor da Igreja Universal do Reino de Deus – IURD se reelegeu com mais do triplo de votos obtidos pelo vereador TOM.

Segundo porque Arimateia na eleição passada foi cogitado para ser candidato a prefeito e depois a IURD definiu fazer parte da coligação que elegeu José Ronaldo prefeito de Feira de Santana no seu quarto mandato.

Se o segmento religioso deseja entrar na corrida ao Paço Municipal, o nome não será o de TOM. Sua liderança não é consolidada na comunidade.

Targino Machado é outro  nome que pretende participar dessa disputa, há muito tempo vem trabalhando essa possibilidade, entretanto não tem encontrado o apoio necessário do núcleo político de Feira de Santana. Investindo nessa possibilidade estará correndo por fora, ou seja, não terá apoio do governo municipal nem estadual e muito menso de José Ronaldo.

Não vamos nos reportar à terceira via nesse processo atual, mesmo porque ainda não existem manifestações públicas de outros nomes nos partidos que estão sempre participando do pleito eleitoral. (CL)

OUTRAS NOTÍCIAS