Tempo - Tutiempo.net

TIRO NO PÉ: SECRETARIA DE TRANSPORTE DISCUTE NESSA QUINTA O CORUJÃO

Conforme proposta apresentada pelo secretario de Trânsito e Transporte e aprovada pelo Conselho Municipal de Transportes, o sistema Corujão será implantado em Feira de Santana.

Os ônibus coletivos vão circular até às 3h da madrugada. Nesta quinta-feira, (15), o secretário Ebenézer Tuy, se reúne para definir a aplicação de um projeto piloto.

 

Segundo ele, nem todas as linhas contarão com o serviço. “Inicialmente vamos testar o projeto, colocando alguns carros para circular em roteiros específicos, previamente definidos como prioritários, somente nos fins de semanas. A partir daí, vamos avaliar e aperfeiçoar a proposta de acordo com a demanda”, explicou o secretário.

As opiniões na sua maioria não aprovam essa iniciativa. Dizem que não existe demanda. “Nós ficamos com certa dúvida na viabilidade desse novo sistema. Se durante a semana não existe passageiros suficiente que justifique o corujão, imagine nos finais de semana,” disse Roberto, usuário do sistema de transporte.

Outra preocupação é referente à segurança operacional.

De acordo com o secretário, estão sendo mantidos contatos com a Polícia Militar, no sentido de que o “corujão” receba atenção em relação à segurança de rodoviários e passageiros.

O secretário esquece que não existe efetivo suficiente para essa missão. Esse tipo de segurança vai inviabilizar a atuação da PM em outro setor da cidade, deixando desguarnecido, fragilizando ainda mais as operações normais.

Mas Ebenézer Tuy faz uma observação: “Os ônibus vão circular em áreas centrais, já contempladas com a cobertura das companhias de policiamento da PM”, lembrou o secretário.

Ainda segundo ele, avenidas como Getúlio Vargas e Maria Quitéria, por exemplo, assim como a Rua São Domingos, no bairro Capuchinhos, contam com viaturas da PM circulando 24h.

 

A Avenida Getúlio Vargas, no centro da cidade, é, eminentemente comercial, no final de semana está praticamente deserta durante o dia e à noite, apenas nos sábados existe uma movimentação nos bares. Esse público que frequenta a Avenida nos finais de semana, na sua maioria, não utiliza o transporte coletivo.

A Rua São Domingos é um point da classe média e classe média alta, ônibus nem no cheiro.

“Os locais de embarque e desembarque de passageiros também serão definidos, levando em conta a existência de postos e módulos policiais próximos, Como já existe no Terminal Norte, por exemplo, disse o secretário.”

 

Isso quer dizer que o ponto final do corujão será nos módulos policiais? Não esqueça que a maioria está desativado.

 

Secretário seria mais conveniente que o horário do último balão fosse alterado, passando da 0 hora, para 1 hora. A população seria mais bem atendida.

Fonte: Redação do cljornal

OUTRAS NOTÍCIAS